Instituto Mauá promove projeto sobre aproveitamento de resíduos de vinho

Evento será promovido gratuitamente de 21 a 23 de outubro, das 14h às 20h30, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia (Foto: Divulgação)

A 29ª edição da Eureka, organizada pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), de 21 a 23 de outubro, traz proposta de projeto para utilizar os resíduos originados da produção de vinho. Débora Brandão Vasquez, Natália Leone do Nascimento, Nátally Cristina Campagnoulo Silvério e Jones Amancio dos Santos Silva, formandos do curso de Administração, e Beatriz Trevizan Bavaresco da Silva, Giovanna Stela Nogueira de Alcântara Ferreira, Lara Estevam e Virgínia Del Santi Perrone, alunas do curso de Engenharia Química, estão à frente do projeto de viabilidade técnica e econômica de cosmético originado dos resíduos da produção de vinho (grape skin cosmetics).

O consumo consciente é pauta social, e produtos sustentáveis originados por meio da reutilização de recursos mostram-se cada vez mais atrativos. Essa oportunidade de tendência de mercado pode refletir a importância econômica e social da introdução de um novo cosmético como alternativa sustentável para um público emergente.

Newsletter RD

“Considerando a preocupação do ser humano com o meio ambiente, as empresas buscam alternativas de produção e formulação que visam reduzir o impacto ambiental com a utilização de produtos veganos, sustentáveis e cruelty free. O objetivo deste trabalho, portanto, é desenvolver a viabilidade técnica (Engenharia Química) e econômica (Administração) de um cosmético sustentável, baseado nos resíduos extraídos da produção de vinho”, detalha a formanda Natália.

O projeto pode entrar no mercado por meio de empresas de cosméticos (higiene e beleza), ou vinícolas parceiras que desejem dispor os resíduos para entrar no mercado de produtos sustentáveis, agregando valor para a marca. “Dessa forma, o projeto surgiu com o objetivo de suprir a necessidade dos clientes que procuram cada vez mais produtos veganos, sustentáveis, cruelty free e que tenham uma proposta de valor diferenciada”, finaliza a aluna.

Serviço

Eureka 2022
Data: de 21 a 23 de outubro de 2022
Hora: das 14 h às 20 h 30
Local: Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)
Endereço: Praça Mauá, 1, Mauá – São Caetano
Entrada gratuita

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes