ABC - quinta-feira , 2 de maio de 2024

Comércio vê oportunidade de alavancar vendas com chegada da primavera

Maiza Vieira da Silva Alves, tem franquia de cosméticos em Diadema e espera aumentar em 50% as vendas na Primavera. (Foto: Divulgação)

O comércio de rua, que tanto sofreu durante a pandemia da covid-19 agora tenta, aos poucos, retomar o patamar de vendas que tinha antes da emergência de saúde e alguns setores estão apostando que, após um inverno mais rigoroso, a chegada os dias mais quentes da primavera resultem também em aquecimento das vendas. Há previsões de incremento de 10% a 50%.

O setor de alimentação, que passou por profundas mudanças na pandemia, principalmente com o investimento no delivery, está mais esperançoso por mais vendas e por um tíquete médio maior. O comerciante Marco Antônio, proprietário do Ungaii Sushi e Temakeria, aposta que a temporada primavera/verão, vai ser bem melhor em vendas. “Como trabalhamos mais com sushi, o inverno não é muito forte, mas setembro já foi um mês bom. Eu diria que, se comparado com o ano passado, o inverno deste ano foi igual. Agora para a primavera, imagino um crescimento na faixa dos 10% e outros 10% quando chegar o verão. Isso porque as pessoas, nessa época, estão mais na rua e procuram alimentos mais saudáveis e mais frescos, caso do sushi e dos peixes”, explica.

Newsletter RD

Combo Área Verde é a aposta do Ungaii Sushi. O prato é o mais vendido da loja. (Foto: Divulgação)

Marco Antônio diz que a maioria das vendas está concentrada nos pratos combinados que ele tem no cardápio e também nos itens mais baratos, na faixa dos R$ 40. “O tíquete mais baixo é o impacto da economia e dos preços mais altos. Agora que os preços caíram um pouco, caso do combustível, do gás, a mudança de bandeira na conta de luz, então não custa dar um desconto também para o cliente”, diz o comerciante que relata sentir também uma sensação de otimismo no mercado, entre seus fornecedores e outros comerciantes vizinhos. “O otimismo existe, mas há também uma grande preocupação porque os produtos que eu uso, como o salmão, por exemplo, são importados e uma alta do dólar pode me prejudicar. Se o combustível voltar a subir, é outra coisa que encarece o produto final e a transportadora embute no preço do frete imediatamente. Então, por tudo isso, vem o medo de reajustar os preços no futuro e perder clientes”, disse.

Marco Antonio aposta no incremento de vendas do seu produto mais vendido o Combo Área Verde, vendido a R$ 37,90. A Ugaii Sushi e Temakeria fica na Praça Giovanni Breda, 21 – bairro Assunção, em São Bernardo (delivery: 9.5039-1922).

Sorvetes

Outro exemplo do ramo de alimentação e que espera crescimento, é o da Tropical Sorvetes, fábrica e loja, que tem tradição de 32 anos em Diadema. Segundo o gerente Cesar Augusto Ferro, o ramo vê na primavera a saída de um período mais difícil, já que a venda de sorvete cai muito na parte mais fria do ano. “A gente lida com a sazonalidade desde sempre”, comenta o gerente que espera vendas 10% superiores já neste primeiro mês de primavera.

Para se manter durante o inverno a Tropical, investiu na reforma da loja e criou uma parte dedicada ao café, que também vende salgados, doces e refrigerantes. “O lucro é menor, mas é uma ajuda mais para manter os custos operacionais da loja”, disse Ferro. Além do café anexo à tradicional sorveteria, a Tropical investiu também em novos produtos para manter a clientela que não abre mão do sorvete nem mesmo nos dias mais frios. “Colocamos mais caldas, mais doces e investimos também no incremento das nossas redes sociais. Na fábrica investimos mais no açaí e no gelo saborizado”, explicou o gerente. A Tropical Sorvetes fica na avenida Antônio Piranga, 192- Centro de Diadema.

Beleza

O segmento de beleza seguiu crescendo durante a pandemia e neste ano não foi diferente. O inverno é temporada para produtos específicos de cuidados com a pele que tende a ficar mais seca. Com a chegada da primavera novas linhas de produtos de auto-cuidado chegam no mercado. Maiza Vieira da Silva Alves, gerencia a franquia Amankha Paris, no bairro Serraria, em Diadema e diz que fez um trabalho forte nas redes sociais para conscientizar sobre a necessidade do uso de protetor solar mesmo quando não há exposição ao sol. “Abordei muito os cuidados faciais e foi bem positiva essa estratégia. Também vendemos muito os hidratantes”, comenta sobre as vendas de inverno.

Pensando nas vendas da primavera, Maiza é bem otimista; ela espera um crescimento de 50% nas vendas se comparado com o faturamento do inverno. Para alavancar as vendas ela investe em eventos, principalmente o Outubro Rosa, que é de conscientização e prevenção do câncer de mama. “Eu fecho eventos corporativos, fazemos aulas de auto-maquiagem e o tíquete de vendas aumenta sim nessa época em que a procura é muito maior por kits de cuidados”, diz a gerente que coordena uma equipe de 1.700 consultoras. A franquia fica na rua José Bonifácio, 882- Sala 2, no bairro Serraria, em Diadema. (contato no instagram @maizasilvaamk).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes