ABC - quarta-feira , 1 de maio de 2024

Guto Volpi assume Prefeitura e se coloca como pré-candidato em Ribeirão

O vereador e presidente licenciado da Câmara de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), assumiu interinamente o comando da Prefeitura no lugar de seu pai, Clovis Volpi (PL) e do ex-vice-prefeito Amigão D’Orto (PSB) que tiveram os diplomas cassados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Durante o ato de posse que ocorre nesta terça-feira (27/09), no gabinete da Prefeitura, o novo chefe do Executivo garantiu que colocou seu nome à disposição para a futura eleição suplementar.

Volpi não assumirá cargo no primeiro escalão, mas Lígia Volpi seguirá no comando do Fundo Social de Solidariedade (Foto: Reprodução)

“Estou me colocando à disposição do partido para isso. Não é uma decisão minha, mas é do partido, como sempre foi. Assim que houver as datas e começar essas conjecturas meu nome está para o partido. Não tenho nenhuma preocupação com isso, mas sim com os convênios que a cidade tem e precisa andar o mais rápido possível para entregar essas obras”, disse Guto.

Newsletter RD

A expectativa do agora ex-prefeito é que as eleições suplementares, que vão definir que comandará o Município até 31 de dezembro de 2024, ocorram em 11 de dezembro, última data disponível no calendário da Justiça Eleitoral para este tipo de pleito. Para Clovis não há mais possibilidade de uma votação em 27 de novembro, pois não teria 45 dias para a campanha eleitoral na cidade.

Para que tenha os 45 dias para a campanha é necessário que o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) oficialize a data do pleito ainda neste mês de outubro. Até o momento só há uma eleição suplementar no Brasil marcada para o dia 11 de dezembro e ocorrerá na cidade de Divisa Alegre (MG).

“Espero que a cidade tenha eleições o mais rápido possível e que possamos resolver essa situação de uma vez por todas e para que a cidade continue a crescer”, disse Clovis Volpi em seu discurso de despedida para a base aliada e os secretários. O ex-prefeito reforçou que se aposentou das disputas eletivas e que não vai recorrer da decisão de cassação.

Amigão D’Orto não participou da cerimônia, pois rompeu politicamente com Clovis um dia após a decisão do TSE, porque não recebeu apoio para representar o grupo na nova eleição. Porém, o ex-vice acompanhou a transmissão ao vivo feita pelo Repórter Diário com o jornalista Leandro Amaral.

Disputa judicial

A posse de Guto Volpi ocorreu um dia após o juiz André Luiz Rodrigo do Prado Norcia, da 2ª Vara do Foro de Ribeirão Pires, ter negado liminar para a presidente municipal do PSDB, Flávia Dotto, que pediu o cancelamento da eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara que deu ao agora prefeito interino um novo mandato para o próximo biênio, assim o garantindo no comando da Prefeitura para o próximo ano, caso não ocorra a eleição suplementar em 2022.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes