Biden ameaça responder caso Putin use armas não convencionais após derrotas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a alertar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, contra o uso de armas não convencionais – como nucleares, biológicas ou químicas – para tentar virar a maré da guerra na Ucrânia a favor de Moscou, dizendo que tal ação “mudaria o rumo da guerra de forma sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial”. Putin também vem sofrendo pressões de aliados da China e da Índia esta semana.

Falando em entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS News que está programado para ir ao ar neste domingo, 18, Biden disse que a resposta dos Estados Unidos seria “substancial”, embora ele tenha se recusado a entrar em detalhes.

Newsletter RD

“Você acha que eu diria a você se eu soubesse exatamente o que seria? Claro que não vou te contar. Vai ter consequências”, disse Biden, de acordo com um trecho da entrevista . “Eles vão se tornar mais párias no mundo do que nunca. E, dependendo da extensão do que eles fizerem, determinará qual resposta ocorreria.”

Seu aviso foi em resposta à pergunta de um entrevistador e não com base de uma nova atualização de inteligência sobre o andamento do conflito.

Os comentários foram feitos no momento em que as forças russas estão cambaleando por causa de retiradas no campo de batalha na Ucrânia e enquanto Putin enfrenta questões cada vez mais intensas em casa sobre como ele conduziu a guerra.

Algumas autoridades ocidentais expressaram preocupação de que quanto mais acuado Putin se sentir, maior será a chance de ele recorrer a armas não convencionais, como uma arma nuclear tática ou de baixo rendimento, que pode ser disparada a distâncias relativamente curtas, em oposição a armas nucleares “estratégicas” que podem ser lançadas a distâncias muito maiores.

Em abril, o diretor da CIA alertou sobre como Putin poderia recorrer a essas armas em “desespero”. O diretor, William Burns, disse que é uma possibilidade que os Estados Unidos continuam “muito preocupados”, embora tenha dito que, naquela fase da guerra, Washington não viu “evidências práticas” dos tipos de destacamentos militares ou movimento de armas para sugerir que tal ação era iminente. Biden disse repetidamente que o uso de tais armas teria sérias consequências.

Apesar dos reveses e da perda de dezenas de milhares de soldados russos na Ucrânia, Putin não mostrou sinais de mudança de rumo. Na sexta-feira, ele ameaçou intensificar os ataques de suas forças.

Em uma entrevista coletiva no Usbequistão na conclusão de uma cúpula regional, Putin afirmou que a Ucrânia estava tentando realizar “atos terroristas” dentro da Rússia e “danificar nossa infraestrutura civil”. A Ucrânia ocasionalmente atingiu alvos militares e de combustível na região fronteiriça da Rússia, mas negou ter como alvo a infraestrutura civil, e Putin não ofereceu nenhuma evidência para apoiar sua afirmação.

“Estamos, de fato, respondendo com bastante moderação, mas isso é por enquanto”, disse Putin. “As forças armadas russas deram alguns golpes sensíveis lá. Bem, o que dizer disso? Vamos supor que estes são avisos. Se a situação continuar a se desenvolver dessa maneira, a resposta será mais séria”.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, procurou aproveitar os avanços militares de seu país para reforçar a determinação dos aliados ocidentais, usando isso como prova de que a Ucrânia é capaz não apenas de montar uma defesa eficaz, mas também de expulsar as forças russas do país e ganhar o guerra.

Ao mesmo tempo, ele pediu ao mundo que responda às crescentes evidências de atrocidades em partes recentemente desocupadas do nordeste da Ucrânia.

Pressão de aliados

A situação na Ucrânia também preocupa dois parceiros fundamentais da Rússia. Os dois líderes estratégicos mais importantes de Putin, Índia e China, levantaram preocupações sobre a guerra na semana passada, perfurando a mensagem do Kremlin de que a Rússia estava longe de estar isolada como resultado da guerra.

Em uma cúpula de alto nível no Usbequistão , Putin prometeu pressionar seu ataque à Ucrânia apesar dos recentes reveses militares, mas também teve que abordar as preocupações sobre o prolongado conflito manifestado pela Índia e pela China.

“Eu sei que a era de hoje não é de guerra”, disse o primeiro-ministro indiano Narendra Modi ao líder russo em comentários televisionados quando os dois se encontraram na sexta-feira, 16. Na mesma cúpula um dia antes, Putin reconheceu os “questionamentos e preocupações” não especificadas da China sobre a guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo em que agradeceu ao presidente chinês Xi Jinping pela “posição equilibrada” de seu governo sobre o conflito.

A retirada apressada de suas tropas neste mês de partes de uma região nordeste que ocuparam no início da guerra, juntamente com as raras reservas públicas expressas por aliados importantes, destacou os desafios que Putin enfrenta em todas as frentes. Tanto a China quanto a Índia mantêm fortes laços com a Rússia e tentaram permanecer neutros em relação à Ucrânia.

Xi, em um comunicado divulgado por seu governo, expressou apoio aos “interesses centrais” da Rússia, mas também interesse em trabalhar juntos para “injetar estabilidade” nos assuntos mundiais. Modi disse que queria discutir “como podemos avançar no caminho da paz”.

No campo de batalha, autoridades de defesa e analistas ocidentais disseram neste sábado, 17, que as forças russas aparentemente estavam montando uma nova linha defensiva no nordeste da Ucrânia depois que as tropas de Kiev romperam a anterior e tentaram pressionar seus avanços mais para o leste. O Ministério da Defesa britânico disse em um informe diário de inteligência que a linha provavelmente está entre o Rio Oskil e Svatove, cerca de 150 km a sudeste de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.

A nova linha surgiu depois que a contraofensiva ucraniana abriu um buraco na linha de frente anterior da guerra, permitindo que os soldados de Kiev recuperassem grandes extensões de terra na região nordeste de Kharkiv, que faz fronteira com a Rússia.

Depois que as tropas russas se retiraram da cidade de Izium, as autoridades ucranianas descobriram uma vala comum, uma das maiores já descobertas . O presidente Volodmir Zelenski disse na sexta-feira que mais de 440 sepulturas foram encontradas no local, mas que o número de vítimas ainda não é conhecido. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes