XI Jinping e Putin se encontram e destacam ‘laços cada vez mais fortes’

O líder chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, se encontraram pessoalmente pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, enquanto os dois países mostravam laços cada vez mais fortes após grandes reveses no campo de batalha para Moscou.

Putin disse a seu colega chinês na quinta-feira que Moscou valoriza muito o que ele chamou de posição equilibrada de Pequim em relação à crise na Ucrânia.

Newsletter RD

Ele acrescentou que a China levantou suas preocupações em relação ao conflito e que o Kremlin esclareceria sua posição sobre a Ucrânia, sem dar mais explicações.

“Entendemos suas perguntas e preocupações”, afirmou ele, em comentários transmitidos pela televisão estatal russa a partir da reunião, que ocorreu em uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai no Uzbequistão.

Putin também criticou os Estados Unidos pelas “provocações” em Taiwan e disse que Moscou aderiria à sua política de “One China”, que afirma que a República Popular da China é o único governo legítimo do país.

Com a segunda maior economia do mundo e um interesse compartilhado em combater o Ocidente, a China pode ser o parceiro mais importante da Rússia, já que Moscou enfrenta muitas sanções econômicas internacionais.

Em seu último encontro, pouco antes do início da guerra, os dois líderes declararam que a relação entre os dois países “não tem limites”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes