Onda de assaltos preocupa pais de alunos do Colégio Arbos, em S.Bernardo

Queixas sobre roubos nas redondezas do Colégio Arbos começaram na semana retrasada (Foto: banco de imagens)

Pais e responsáveis de alunos matriculados no Colégio Arbos (rua Sergipe, 300 – Nova Petrópolis), em São Bernardo, têm sido vítimas de assaltos, à mão armada, enquanto deixam suas crianças, à luz do dia, na porta da escola. As queixas começaram na semana retrasada, quando um grupo de pais se uniu, via WhatsApp, para protestar a situação e pedir por mais segurança na região.

Uma mãe, que prefere não se identificar, conta que na semana passada dois garotos (aparentemente menores de idade), se camuflaram no meio dos alunos, na hora da entrada, para abordar pais que estavam com carros estacionados. “Eles tentaram abrir a porta do meu carro e mostraram uma arma. Depois começaram a bater forte no vidro e falavam que iam me matar, mas acabaram se atrapalhando, a bala caiu no chão e nessa hora já saí correndo com o carro”, conta.

Newsletter RD

Quem presenciou a cena conta que os garotos não conseguiram assaltar esta mulher, mas abordaram uma outra, em uma rua próxima a do Colégio. “Só não levaram o carro dela porque não conseguiram abrir a porta, mas depois que desistiram conseguiram roubar uma outra mãe, logo na outra rua, do lado do Colégio”, disse um pai de aluno que também não se identificou.

Em um comunicado enviado aos pais, o Colégio Arbos assume os “sérios problemas na falta de segurança pública local”, e diz sentir o clima de insegurança perto da instituição. No entanto, declara que os funcionários de Portaria e Segurança conseguem cuidar apenas dos limites da escola, mas alunos e pais, ao se afastarem, têm corrido riscos de abordagem por ladrões.

Deste modo, o Colégio faz um trabalho de orientação aos alunos e, quando houver ocorrências, recomenda que os pais registrem Boletim de Ocorrência (B.O), cujo objetivo, é terem indicadores para as estratégias de combate à criminalidade. “Como, infelizmente, as rondas, tanto da Guarda Municipal quanto da Polícia Militar e Civil, não têm dado conta de afastar os meliantes, os mantenedores da escola contrataram mais seguranças para que, pelo menos no perímetro do prédio escolar, junto com o sistema de segurança pública, consigamos minimizar os riscos e ocorrências”, declara o Colégio.

Prila Maria, que também tem uma filha matriculada na instituição, diz enxergar o esforço por parte do Arbos, mas declara que sente “falta de segurança”, em razão da negligência do poder público com rondas escolares no bairro. “Quando dobro a quadra e saio do perímetro da escola, o privilégio de morar perto do colégio é substituído por medo, insegurança”, diz.

Uma outra mãe, que também não se identificou, diz que em razão da falta de segurança, passou a ficar mais atenta nos horários de entrada e saída dos alunos. “Infelizmente a insegurança tem nos perseguido em todos os lugares. E, agora, para evitar o problema, estou me programando para chegar mais cedo na escola e assim buscar minha filha e deixa-la com mais segurança”, conta.

Estatísticas

Dados estatísticos da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) mostram que: de janeiro a agosto deste ano, foram 673 ocorrências de roubo na região do 6º Distrito Policial, que compete à área do Nova Petrópolis – onde o Colégio está situado. Em nota, a Polícia Militar diz ter intensificado o policiamento no entorno da instituição e reforçou a importância do registro de boletim de ocorrência, que também pode ser feito via Delegacia Eletrônica: (clique aqui).

Já a Prefeitura de São Bernardo informou que, desde 2017, tem resgatado o protagonismo da GCM (Guarda Civil Municipal) no combate à criminalidade no município, haja vista a dificuldade do Estado – constitucionalmente responsável pela Segurança Pública – em dar a assistência ampla que a população necessita.

“A GCM tem intensificado operações integradas com a Polícia Militar para inibir a incidência de crimes em todos os bairros, incluindo o Nova Petrópolis, sobretudo por meio da Operação Sufoco, que visa combater os crimes cometidos por bandidos com uso de motocicletas, além de outras ações de combate à criminalidade”, diz.

Comunicado enviado pelo Colégio Arbos aos pais:

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes