
A candidata a deputada federal Lair Moura (União Brasil) concedeu entrevista ao RDtv nesta quarta-feira (31/08) e falou sobre sua candidatura. Entre as suas principais bandeiras está a área da Saúde, principalmente a defesa das santas casas e das ações para as pessoas com deficiência. Líder da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires) defendeu um melhor atendimento para as crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
“A minha bandeira, a vida inteira, foi sobre a pessoa com deficiência. Eu sempre trabalhei em prol de um atendimento de qualidade para as pessoas com deficiência e em Ribeirão Pires está sediada a maior escola para crianças com autismo, até o governador Rodrigo (Garcia, PSDB) esteve conosco vendo este trabalho, e eu falei para ele que aqui é a maior escola para crianças com autismo do nosso Estado”, disse a candidata.
Sua ideia é defender que as mães das crianças que estão no espectro autista conquistem uma bolsa que possa auxiliá-las no dia a dia, principalmente levando em conta alguns casos de responsáveis que precisam deixar de trabalhar para cuidar em tempo integral de seus filhos e filhas.
Outro ponto defendido pela candidata, é o melhor apoio para a inclusão da pessoa com deficiência, levando em conta não apenas os cuidados com sua saúde, mas também a sua inclusão no mercado de trabalho.
“Hoje existe uma lei de cotas para dar vagas de trabalhos para pessoas com algum tipo de deficiência, mas precisamos de cursos profissionalizantes que sejam adaptados para elas também, precisamos incluí-las nessa questão”, falou a postulante.
As questões ligadas às santas casas também ganharam uma atenção de Lair. A candidata defende que o Ministério da Saúde, aumente o valor pago para o atendimento das pessoas oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente levando em conta que há uma defasagem deste pagamento, algo estimado em 50% do que deveria ocorrer.
Para Lair Moura, no momento em que foi aprovado o aumento para a classe da enfermagem, o mesmo poderia ser feito tanto com os demais profissionais da Saúde e também no valor de custeio dos locais que atendem as pessoas. “A Santa Casa faz um grande trabalho de atendimento e hoje tenta se equilibrar para conseguir atender todos, então precisamos garantir que isso seja feito com qualidade e para isso precisamos de mais investimentos. Pensei que o presidente Jair Bolsonaro (PL) faria isso, pois ele foi salvo por uma Santa Casa (após levar uma facada em 2018), mas ele não conseguiu fazer”, disse a candidata a deputada federal.