Moody’s corta projeção de avanço do PIB do G20 de 3,1% para 2,5% em 2022

A Moody’s reduziu sua expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) das economias do G20 neste ano, de 3,1% na projeção de maio para 2,5% agora. Para 2023, a expectativa de crescimento desse conjunto das principais economias globais foi cortado de 2,9% a 2,1%.

Segundo a agência, a perspectiva econômica tem piorado, por causa de condições financeiras globais mais apertadas e de choques nos preços de energia e de commodities, após a invasão da Rússia na Ucrânia.

Newsletter RD

Na avaliação da Moody’s, as condições globais monetária e financeira seguirão “razoavelmente restritivas ao longo de 2023”, nas palavras de Madhavi Bokil, vice-presidente sênior da agência.

Segundo ele, os bancos centrais exigirão “prova decisiva de que a alta inflação não representa mais uma ameaça” a seus objetivos de política, antes de relaxar a política monetária.

Apenas para as economias avançadas do G20, a Moody’s projeta crescimento de 2,1% em 2022 e 1,1% em 2023.

Para os países emergentes desse grupo, espera avanço de 3,3% em 2022 e de 3,8% em 2023. Embora a perspectiva global seja “decididamente negativa”, dados de alta frequência apontam para uma estabilização nascente, após surpresas negativas causadas pela volatilidade “intensa” no mercado financeiro no primeiro semestre deste ano, diz a agência.

Ela comenta ainda que as expectativas de inflação continuam ancoradas no médio prazo, enquanto os mercados de trabalho permanecem apertados nas economias avançadas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes