Áreas atingidas pela seca na China recebem chuva, trazendo riscos de inundação

Mais de 100 mil pessoas foram transferidas para áreas mais seguras nesta segunda-feira (29/8), quando fortes chuvas trouxeram riscos de inundação para uma região do sudoeste da China que foi devastada por uma onda de calor e seca durante a maior parte do verão. Fortes chuvas foram previstas para partes da província de Sichuan e cidade de Chongqing pelo menos até terça.

Chongqing, uma megacidade construída em uma área montanhosa e que também supervisiona as montanhas circundantes e o campo, emitiu um aviso de inundação repentina para os dois dias.

Newsletter RD

A administração de gerenciamento de emergências de Sichuan disse nesta segunda-feira que 119.000 pessoas foram evacuadas.

Uma aldeia sob a jurisdição de Guangyuan registrou 18,8 centímetros (7,4 polegadas) de chuva, disse a emissora estatal CCTV. A cidade foi uma das duas em Sichuan mais afetadas pela seca.

O solo duro e queimado pelo sol deixado pela onda de calor aumenta o risco de desastres naturais quando chove, afirmou a agência oficial de notícias Xinhua.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes