
A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e a Câmara Municipal de Ribeirão Pires, em parceria com o Consórcio Intermunicipal ABC, promoveram, nesta quarta-feira (24), em Ribeirão Pires, o lançamento do Programa Agenda 2030 – Desafios e Caminhos, voltado à construção de políticas públicas e ações integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na ocasião, as diferentes entidades e representantes de classe assinaram uma Carta de Princípios e Compromissos pela Agenda 2030, que tem por objetivo, entre diversos outros itens, a mobilização, articulação e o fomento de políticas públicas voltadas ao tema, o estabelecimento de estratégias e de uma agenda regional do ABC e a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais.
Também foi apresentado o novo conceito do Legislativo de Ribeirão Pires, que recebeu intervenções que resultaram na geração de energia limpa, maior acessibilidade, solo permeável com instalação de jardim de chuva e reuso de água, arborização frutífera com o plantio de árvores adultas e frota de automóveis elétricos (gradativo). Com isso, a Casa de Leis da Estância torna-se sustentável e inclusiva, sendo o primeiro Case de Sucesso Público da região integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No âmbito da iniciativa privada, a Braskem, do setor químico e petroquímico inserida no ABC, realizou a apresentação da estratégia de desenvolvimento sustentável em suas plantas. Entre algumas das iniciativas destacadas, está o projeto Vesta, que consiste na substituição das turbinas a vapor da empresa por motores elétricos de alto desempenho que são alimentados pelo próprio gás do processo. Inédita no Brasil, a medida da Braskem resulta na geração de energia e também na disponibilização da mesma para a comunidade, além de reduzir emissões de CO2, no consumo de água e de gás natural.