ABC - quarta-feira , 19 de março de 2025

Marcelo Lima convida São Paulo a ter assento, de novo, no Consórcio Intermunicipal

Convite foi feito nesta terça-feira (04/02) (Foto: Brenner Oliveira/PMSBC)

Em visita ao Smart Sampa, sistema de videomonitoramento de segurança pública de São Paulo, o presidente do Consórcio Intermunicipal ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), convidou, nesta terça-feira (04/02), o homólogo paulistano Ricardo Nunes (MDB) para ocupar um assento permanente na entidade regional, na condição de convidado. Essa foi a segunda vez que o emedebista recebeu tal proposta, como ocorreu em 2021; no entanto, a ideia não teve continuidade.

O objetivo é que a cidade de São Paulo passe a integrar um Conselho Consultivo Permanente, já previsto no artigo 35 do estatuto do Consórcio Intermunicipal. Esse conselho faz parte da estrutura administrativa da entidade, juntamente com a assembleia de prefeitos e a secretaria executiva. Por essa razão, o convite a Nunes não se daria nos mesmos moldes da presença do prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL), que participa da assembleia como convidado especial.

Newsletter RD

Além disso, Nunes já havia recebido o convite para integrar o Consórcio Intermunicipal em 2021, a pedido do então presidente do colegiado e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). Na ocasião, o emedebista chegou a integrar o Conselho Consultivo Permanente e, em setembro daquele ano, visitou a instituição para tratar de temas como transporte hidroviário, BRT ABC e o Piscinão Jaboticabal, na divisa entre São Paulo e São Caetano.

Segundo o prefeito de São Bernardo, Nunes teria aceitado o pedido para que a Prefeitura de São Paulo volte a integrar o Consórcio Intermunicipal. “Tivemos um bom diálogo hoje no encontro e fizemos o convite ao Ricardo Nunes, que prontamente garantiu que vai ocupar uma cadeira no Consórcio. Agradeço ao prefeito de São Paulo pelo reconhecimento da importância de nossa região e da entidade como instrumento de transformação. Será uma oportunidade de grande significado contar com a participação de São Paulo nas assembleias do colegiado”, afirmou Lima.

São Paulo faz divisa com cinco cidades do ABC e, por essa razão, sua inclusão é vista como estratégica pelo colegiado. A deliberação para que a capital tenha um posto fixo no Consórcio Intermunicipal será pautada na próxima assembleia geral, prevista para ocorrer em Brasília (DF), entre os dias 11 e 13 de fevereiro, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. A votação pelos seis prefeitos consorciados será necessária para validar o convite ao governo Nunes.

De acordo com a assessoria do Consórcio Intermunicipal, a proposta é estruturar um Conselho Consultivo Permanente que, além de contar com uma indicação da capital, incluiria representantes dos governos estadual e federal, deputados estaduais e federais com domicílio eleitoral na região, além de vereadores integrantes das mesas diretoras das câmaras municipais das sete cidades. Resta aguardar se, desta vez, a proposta sairá do papel.

Smart Sampa
Uma comitiva de prefeitos do ABC e da Região Metropolitana visitou o Smart Sampa, que está sob a tutela do ex-prefeito de São Bernardo e atual secretário de Segurança Urbana da capital, Orlando Morando (sem partido). Participaram da agenda, além de Lima, os prefeitos Marcelo Oliveira (PT, Mauá), Guto Volpi (PL, Ribeirão Pires) e Akira Auriani (PSB, Rio Grande da Serra). O objetivo da visita foi avaliar a viabilidade da implementação de um programa de segurança semelhante por meio do Consórcio Intermunicipal para atender toda a região.

Por motivos de agenda, Gilvan Júnior (PSDB, Santo André) e Taka Yamauchi (MDB, Diadema) não integraram a comitiva.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes