
Munícipes de São Bernardo voltaram a reclamar sobre a pouca rotatividade de coletivos intermunicipais na cidade. A situação, abordada anteriormente pelo RD, agora foca na linha 218EX1 que atende o município, alvo de reclamações que vão desde lotação até a quantidade de ônibus em circulação.
A moradora de São Bernardo e usuária da Linha – 218EX1, Raquel Oliveira diz já ter reclamado do problema, mas garante: “a situação continua”. A reclamante relata já ter tentado embarcar no coletivo um pouco mais cedo, mas desistiu, por arriscar a segurança. “Estava me arriscando no escuro para pegar um transporte que já saia lotado do terminal”, conta. A principal razão para a superlotação, segundo a reclamante, é a quantidade de coletivos que circulam na cidade. “São poucos, é um absurdo”, reclama.
O também morador de São Bernardo, Luciano Meire, reforça que há necessidade do reajuste de coletivos para atender as linhas, pois segundo ele, muitas pessoas que trabalhavam em casa já retornaram “à normalidade”, mas nada mudou desde o ano passado. “Ontem mesmo o pessoal foi colado com o motorista lá na frente, às vezes é um sufoco só pra ir pra porta e quem sofre com isso é a gente”, diz.
Em resposta, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informa que a linha 218EX1, que sai do Terminal Ferrazópolis, em São Bernardo, e vai até o Parque Dom Pedro II, na Capital, realiza 58 viagens/dia, entre ida e volta. Além desta linha, os coletivos 217 e 218, também podem atender a demanda dos passageiros. Somadas, as três linhas que atendem esse itinerário, realizam atualmente 138 viagens nos dias úteis para uma demanda de 2.058 passageiros (média de 14,9 passageiros/viagem) 45 a menos do que realizava em 2019.
A empresa afirma que há a possibilidade de utilização das linhas 152 e 153, que ofertam 198 viagens nos dias úteis, e são integradas ao Terminal Sacomã, em São Paulo. De lá é possível a utilização gratuita das linhas da SPTrans, entre elas, do Expresso Tiradentes, um dos principais modo de articulação com o Parque Dom Pedro II. As linhas intermunicipais gerenciadas são monitoradas e adaptadas constantemente com base nos acompanhamentos diários realizados pelo setor de fiscalização. Quando constatada necessidade, ajustes nas programações e frota são realizados a fim de melhor atender a demanda de passageiros.
É possível registrar reclamações nos canais de atendimento da EMTU, como o fale conosco disponível no site: www.emtu.sp.gov.br.