Inaugurado na segunda-feira (08/08) o novo escritório regional do Sebrae ABC, em Santo André é mais amplo, terá espaço de coworking para empresários e também o curso de MBA em marketing digital oferecido pela ESE (Escola Superior de Empreendedorismo). A primeira turma deste curso inicia as aulas no próximo dia 30. Para falar mais sobre a nova sede o RDTv recebeu nesta quarta-feira (10/08) o consultor de finanças do Sebrae, Leonardo Tegg.
“A gente tem um espaço muito mais amplo e moderno, que os empresários podem usar para coworking. É um espaço muito mais voltado para o empresário gerar negócios e novas parcerias. Como é espaço mais moderno, tem uma nova energia, isso faz com que a gente tenha um dia a dia mais produtivo”, disse Tegg. O ABC foi o segundo escritório, dos 33 do Sebrae, neste novo contexto, o primeiro foi o de Sorocaba. “Será um ponto de geração de negócios, esse é o ponto principal, um hub de geração de negócios”.
MBA
No próximo dia 30 começam as aulas do curso de MBA em marketing digital. As vagas são limitadas, mas ainda é possível se inscrever. “O empresário, ou o potencial empresário ou o recém-formado, pois é necessário ter um curso superior, terá todas as habilidades, as capacitações, quais as ferramentas utilizadas e quais as mais aplicadas hoje no dia a dia”, diz o consultor do Sebrae. O curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e as aulas acontecem às terças e quintas-feiras das 19 às 22h45, na nova sede do Sebrae. O investimento é de R$ 9.783 que pode ser pago em 24 parcelas de R$ 407,65.
Segundo Leonardo Tegg esse é um curso piloto, que tem sido muito bem aceito dado o número de inscrições. A ideia é que ele continue e que sejam abortados outros temas, mas ainda não há essa programação.

Retomada
Nesse período de pandemia muitas foram as pessoas que resolveram empreender mais por necessidade de ter alguma renda do que por oportunidade e nesse contexto muitos negócios não deram certo por conta da falta de conhecimento sobre finanças e gestão. Segundo o consultor o Sebrae pode ajudar muito a reduzir a taxa de falência destas novas empresas. “A gente fala bastante do empreendedorismo com o risco calculado. Todo o tipo de empresa tem seu grau de risco e ficamos muito ligados nisso, pois muitas vezes o futuro empresário recebeu um recurso de um desligamento de uma empresa e tem uma quantia para investir, mas nem sempre tem um planejamento. Então temos desde a fase de planejamento, plano de negócios, modelo de negócio, as informações de como formalizar a empresa, tanto para o MEI, como uma Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte. Mas o principal é ele saber fazer a gestão”.
Essa falta de conhecimento atinge não apenas quem quer entrar, mas quem já está no mercado. “Como consultor de finanças eu atendo muitos empresários que me perguntam se a empresa está gerando resultados, então a gente atua em como melhorar a produtividade dele, como fazer melhor a administração de pessoas, a divulgação do marketing e a questão de finanças, para que ele tenha leitura sobre os números. Temos toda essa gama de gestão da empresa e grande parte dos serviços são gratuitos”.

Capital
Muitas dessas empresas surgidas na necessidade de renda pecam pela falta de capital de giro e controle financeiro. “Na parte financeira precisa ter muito cuidado, não só na implementação dos controles financeiros, mas no capital de giro porque isso é um dos principais fatores de fechamento de empresa no primeiro e no segundo ano, a falta do capital de giro. O empresário abre sem capital nenhum e isso faz com que ele entre em uma ciranda financeira muito perigosa, de pegar empréstimo, pagar juros ou até vender um patrimônio próprio para que tenha os recursos. Essa empresa acaba fechando pela falta desse capital de giro e por estar, também, operando no prejuízo. Fiz muitas palestras e vi que os futuros empresários não tinham ferramentas para avaliar o risco da operação e nós aqui fazemos isso. A gente entra com essas ferramentas para minimizar os riscos”, diz o consultor.
Crédito
“O crédito pode ser bom, mas é preciso ter cautela com o uso”, alerta o consultor do Sebrae. “Eu preciso identificar em que momento a minha empresa está gerando lucro, gerando resultado, para que esse crédito seja pago de uma maneira saudável. O crédito também ficou mais caro, com o aumento da Selic”, ressalta Tegg.
Não é porque é no digital que estão os negócios nos tempos atuais que o empresário deve sair investindo tempo e dinheiro em tudo que é mídia e formato de venda. Segundo Leonardo Tegg o investimento no digital também deve se planejado. “O melhor é identificar qual a ferramenta deve utilizar, de quer forma e ver se o seu público está lá, avaliar por faixa etária e local, isso tem que se uma constante. O empresário já tem tempo escasso, já tem uma série de coisas para fazer na empresa, se ele não utilizar as ferramentas corretas para o público que ele atende estará gastando tempo”, finaliza.
O Sebrae ABC fica na rua das Figueiras, 315 – Santo André. O telefone para informações é o 4433-4271.