G7 exige que Rússia devolva controle de usina nuclear à Ucrânia

Os países membros do G7 apoiam os esforços da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, na sigla em inglês) para promover a segurança e proteção na usina de Zaporizhzhya, na Ucrânia, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (10/8).

“Exigimos que a Rússia devolva imediatamente o controle total ao seu legítimo proprietário soberano, a Ucrânia, da Usina Nuclear de Zaporizhzhya, bem como de todas as instalações nucleares dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas, para garantir suas operações seguras e protegidas”, diz o G7 em comunicado.

Newsletter RD

Os ucranianos que operam a central nuclear de Zaporizhzhya devem poder desempenhar as suas funções sem ameaças ou pressões, diz o texto, acrescentando que é o controle contínuo da usina pela Rússia que põe em perigo a região.

“Continuamos profundamente preocupados com a grave ameaça que a tomada de instalações nucleares ucranianas e outras ações das forças armadas russas representam para a segurança dessas instalações, aumentando significativamente o risco de um acidente ou incidente nuclear e pondo em perigo a população da Ucrânia, vizinha de estados e da comunidade internacional. Também prejudica a capacidade da AIEA de monitorar as atividades nucleares pacíficas da Ucrânia para fins de salvaguarda”, conclui o documento.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes