
Golpistas se passam por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para obter dados pessoais dos segurados, usando como isca a Prova de Vida. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). Por isso, o INSS alerta os segurados para que não enviem seus dados pessoais, fotos e documentos e nem cliquem em links enviados por mensagem.
Nos contatos, os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos, para que não ocorra um suposto “bloqueio nos pagamentos”. Em alguns casos, chegam a enviar links para que o segurado realize a biometria facial.
Caso recebam esse tipo de ligação, os beneficiários devem desligar o telefone e não fornecer nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, é recomendado bloquear o número de telefone. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.
Orientações gerais
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem. O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail. Além disso, sempre que o cidadão é chamado para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
As tentativas de golpes devem ser denunciadas à Ouvidoria pela internet (site falabr.cgu.gov.br) ou pelo telefone 135. Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).