ABC - terça-feira , 7 de maio de 2024

Negociadores estão otimistas sobre consenso para retomar acordo nuclear com o Irã

Os principais negociadores destacados para reviver o acordo nuclear selado com o Irã em 2015 indicaram otimismo, neste domingo, sobre a possibilidade de alcançar um consenso para estabelecer limites de enriquecimento de urânio pelo país.

“Estamos a cinco minutos ou cinco segundos da linha de chegada”, disse o embaixador russo Mikhail Ulyanov a repórteres do lado de fora do Palácio Coburg, em Viena, após quatro dias de conversas. Ulyanov informou que há três ou quatro pontos pendentes a serem resolvidos. “São (pontos) sensíveis, especialmente para iranianos e americanos”, afirmou. “Não posso garantir, mas a impressão é que estamos nos movendo na direção certa”, continuou.

Newsletter RD

O principal negociador da União Europeia, Enrique Mora, também disse que está “absolutamente” otimista em relação aos progressos das negociações até o momento.

“Estamos avançando e espero que concluamos as negociações logo”, disse ele à imprensa iraniana.

Na última quinta-feira, negociadores do Irã, Estados Unidos e União Europeia retomaram conversas sobre o acordo nuclear, após meses de negociações paralisadas.

O colapso do acordo nuclear teve início em 2018 com a saída unilateral dos EUA, então governados pelo ex-presidente Donald Trump. Na época, Trump alegou que negociaria um acordo mais forte, o que não ocorreu. Um ano depois, o Irã começou a quebrar termos do acordo, operando centrífugas e aumentando rapidamente seu estoque de urânio enriquecido.

O país havia fechado o acordo nuclear em 2015 com EUA, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Rússia e China. Nele, concordou em limitar o enriquecimento de urânio, sob vigilância de inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU), em troca da suspensão de sanções aplicadas ao país.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes