Unimais retorna mais tecnológica e com mais de 250 alunos em São Caetano

Nesta terça-feira (02/8) começou o ano letivo da UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade de São Caetano), com mais de 250 alunos inscritos, 160 deles novos integrantes e 90 que iniciaram em 2020, antes da suspensão das aulas por conta da pandemia. Em entrevista ao RD, a diretora da Unimais e gestora do mestrado em Ensino em Saúde da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Rosamaria Rodrigues Garcia, diz que a principal novidade está com aulas voltadas à tecnologia, em que os alunos vão produzir livros digitais, além da gravação e produção de vídeos para as redes sociais, como o TikTok.

Rosamaria explica que antes os alunos eram ensinados apenas como manusear um computador. Com a pandemia e crescimento das redes sociais, decidiu-se por este investimento em produções e como lidar com celular e internet. “Vamos atacar com tudo no celular, como gravar vídeos, como publicar. Além da produção de materiais, atividades educativas, exposições, entre outras atividades, que valorizem talentos dos alunos e o protagonismo da pessoa idosa”, ressalta a diretora.

Newsletter RD

Outra novidade serão as aulas externas, que vão ser realizadas em parques, além de visitas a museus. “Iremos ao MASP (Museu de Arte de São Paulo) e já temos evento marcado, no dia 29, para apresentarmos todas as produções da primeira disciplina. Vamos convidar as famílias e outros colegas para que todos possam assistir e prestigiar nossos alunos”, diz.

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio da Comtid, com a USCS (Foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

Cleuza Maria Martins, aluna da Unimais, diz que na universidade será capaz de aprender coisas que esqueceu com o passar do tempo, aprender coisas novas e fazer novas amizades. “Minhas expectativas são as melhores para este ano letivo. Tento há anos entrar na universidade e finalmente consegui”, afirma.

Silvia Milani, também aluna, reforça que a socialização entre os alunos é um dos pontos mais interessantes na Unimais. “Já frequentei a universidade por cerca de seis meses e posso afirmar que os professores são simpáticos, as aulas não são cansativas e isso faz com que a gente viva mais feliz”, explica.

Os alunos participaram da Aula Magna nesta terça-feira, no campus Barcelona da USCS. A iniciativa da Prefeitura é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), com a USCS. A UniMais é uma oportunidade de convivência, diversão e aprendizagem, sem requisitos referentes a graus de escolaridade anteriores. O intuito é contribuir para que os alunos aprendam a adquirir melhores condições de saúde, assegurar o acesso a atividades artísticas e culturais, além de incentivar a pesquisa sobre temas relevantes para que tenham ainda mais qualidade de vida na terceira idade. O programa é voltado para moradores de São Caetano com idade superior a 50 anos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes