
O jogador do São Caetano, Wallace, relatou que sofreu com uma ofensa racista durante a partida contra o Oeste, em Barueri, nesta quarta-feira (6/7), válido pela primeira rodada da Copa Paulista. Segundo o atleta, torcedores o chamaram de “algodão de coca”. Sem a identificação dos autores não foi realizada a denúncia para as autoridades policiais.
A situação ocorreu aos seis minutos da segunda etapa. Segundo a súmula do árbitro Fabiano Monteiro dos Santos, Wallace o procurou para relatar a ofensa do torcedor, porém o juiz diz que o “fato este não escutado por nenhum membro da equipe de arbitragem”.
Logo após o final da partida, que terminou em 0 a 0, o Azulão emitiu nota sobre o caso. “O São Caetano Futebol vem por meio deste comunicado se manifestar com indignação e revolta diante da manifestação de racismo direcionada ao nosso atleta Wallace por parte da torcida do Oeste no jogo de hoje em Barueri. Acreditamos que o esporte é um local de união entre todos independente de sua cor, raça ou credo. Que as autoridades punam os responsáveis e que a consciência dos mesmos evolua e os encaminhe por um caminho de sobriedade e respeito”.
Segundo a assessoria do clube, o atleta preferiu não procurar uma delegacia, pois soube que como ninguém foi identificado ou preso, e assim ficaria por toda a madrugada e “nada iria acontecer, além de perder parte de sua noite de sono. Sábado já tem jogo novamente, mas o caso foi relatado em súmula”.
No relato do jogo no site da Federação Paulista de Futebol não foi indicado o momento da acusação. O próximo jogo do Azulão será no sábado (9/7) contra o EC São Bernardo, no Anacleto Campanella.