A Escola Estadual Santa Olímpia, no bairro Assunção, em São Bernardo, promoveu na última quarta-feira (22/6) uma atividade eletiva sobre diversas áreas profissionais, entre elas, o jornalismo. O jornalista Carlos Carvalho, do Repórter Diário, foi até a instituição falar com os alunos sobre a profissão e os caminhos necessários para chegar nessa área.

Por cerca de 30 minutos, o jornalista falou sobre a importância do trabalho do jornalista para a sociedade, os desafios de falar sobre os mais diversos assuntos, os caminhos que o levaram para a profissão e o atual cenário com a mídia digital, além do alerta para as chamadas fake news. Alunos e pais acompanharam a atividade ministrada dentro da matéria de língua portuguesa, com a professora Virgínia Toldo.
Alunos também realizaram atividades durante as eletivas como a produção de um telejornal, um jornal mural e um jornal impresso com reportagens sobre a pandemia do Covid-19 nos povos indígenas, a Copa do Mundo de Futebol, combate ao racismo e outras pautas, inclusive com um texto opinativo na área esportiva.
Em outras salas da escola, alunos falavam de outras áreas como cultura, química, física, meio ambiente e tecnologia, inclusive com apresentações práticas de cada área. As atividades eletivas envolvem todas as matérias e todas as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.