A Pormade Portas acaba de inaugurar sua loja na avenida Portugal 1.422, em Santo André, a primeira loja da marca no ABC e que traz o seu conceito inovador de porta pronta, que dispensa preparo e intervenções nas portas durante a obra. Em entrevista ao RD Momento Econômico o diretor comercial e de marketing da Pormade Portas, João Ricardo Olinquevicz, falou sobre o mercado do segmento e sobre a expectativa de crescer 50% este ano com a inauguração de mais 15 lojas.
“Estamos vindo com cada vez mais força com o kit porta pronta, vendendo direto para o consumidor final a nível Brasil e trazendo as nossas estratégias para melhorar ainda mais a experiência do nosso consumidor final”, explica o diretor ao jornalista Leandro Amaral.
História
A Pormade tem 83 anos de mercado e há 20 anos entrou muito forte com o kit porta pronta. “É um trabalho muito bem feito de engenharia que a tornou líder do mercado. Nosso presidente é muito visionário; temos uma fábrica pronta com uma capacidade muito grande e que produz pedidos grandes entre 400 e 500 kits e porque não vender portas de uma em uma? Então a gente passou por uma série de mudanças e vem passando por mais mudanças ainda para atender o consumidor final. Além de portas trabalhamos com papel de parede, tem rodapés que são uniformes com a nossa porta, e a gente está começando a trabalhar com piso vinílico, então cada vez mais a gente quer se transformar num marketplace da construção civil para atender a demanda, a necessidade do cliente, tanto na reforma como na construção”, diz Olinquevicz.
Apesar de investir muito na plataforma e-commerce que hoje responde por 15% das vendas, a rede conta com 40 lojas e a de Santo André é a 41ª. “São pontos de experiência. A gente fez um estudo socioeconômico de PIB da Construção Civil e identificou alguns lugares que estão pujantes, que estão construindo muito, e no ABC as sete cidades têm um potencial muito grande, então nada mais justo do que ter o nosso ponto de calor lá para que o cliente possa ir, tocar na porta, para que tenha essa experiência. O cliente gosta muito disso, principalmente quando ele realiza o sonho da casa própria, muitas vezes as pessoas vivem isso uma vez na vida, então ele quer ter essa experiência e no ABC, na Avenida Portugal foi onde a gente escolheu para que ficássemos mais próximos desse público na região”, conta o diretor de marketing.
A Pormade tem expectativa de mais 15 lojas até o final do ano. A estratégia é pulverizar pontos de venda no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo Olinquevicz por questões de logística a rede ainda não chega a todo o país, mas pretende chegar. ”Cada vez mais a gente está ganhando mercado e se estruturando internamente para que a gente possa atender essa demanda do mercado. Durante 40 anos a gente tinha uma porta convencional que o cliente comprava lá no varejo; ia na loja e comprava os pedaços da porta, como temos um produto inovador, entregamos direto para o consumidor final, a preço de loja e a preço de fábrica”.
Com a loja na região a estratégia é fazer circular uma outra estratégia da rede, que é o caminhão showroom chamado de Pormade Móvel. “A gente vai até a casa do cliente, então para cada ponto de calor, a gente consegue colocar esse pormade móvel visitando a região, caso o cliente não consiga ir no showroom”, explica. Sobre o investimento em Santo André o diretor afirma que foram aportados R$ 250 mil que já está gerando cerca de 60 empregos diretos e indiretos.
Diferencial
O conceito de porta pronta da Pormade além de ganhar o mercado traz mais qualidade no produto final, melhor acabamento e gastos na obra, esse conjunto é o grande diferencial da empresa. “É uma quebra de paradigma, culturalmente nos últimos 40 anos o cliente comprava os pedaços da porta, compra o batente, a guarnição, a folha de porta e esse produto fica, de certa forma, artesanal porque precisa pintar em obra e fazer todo esse trabalho. A gente faz todo esse projeto na fábrica esse vão de porta vai travado e chegando lá e só colocar no vão do cliente; o nosso produto vem com pintura de fábrica, revestimento, batente e guarnição à prova d´água. São alguns diferenciais que o mercado não tem, sem contar com a beleza da porta”, enumera Olinquevicz, que acrescenta que o prazo de entrega é curto, de apenas 15 dias.
O material do batente é feito em PVC Wood, uma mistura de pó de madeira com PVC que garante ao produto ser à prova de água e de cupins. “A pintura é em UV, quase uma laca industrial então essa porta não vai amarelar”, completa o diretor sobre o acabamento.
E-commerce
Hoje o e-commerce representa de 15 % das vendas da Pormade e esse mercado vem crescendo bastante segundo o diretor de marketing . O produto mais vendido é o kit porta branca, mas há outras tonalidades a novidade é a impressão de qualquer imagem que o cliente quiser na porta, tornando o produto totalmente personalizado.
A segurança é outra garantia. Segundo Olinquevicz, além da beleza as portas são feitas com enchimento sólido e testadas seguindo normas da ABNT. Além disso o cliente de hoje quer inovação aliada à segurança. “Tem a configuração com as fechaduras eletrônicas; são vários modelos que você pode destravar pelo celular. A segurança e a beleza caminham lado a lado e cada vez mais a gente vem fazendo teste e impacto aqui e cada vez mais desenvolvendo com os fabricantes de fechaduras cada vez mais produtos inteligentes, sem falar que tem também olho mágico eletrônico”, destaca.
A Pormade já exporta seus produtos para países do Mercosul como Paraguai, Uruguai e Argentina, mas ainda apenas para grandes obras. O próximo passo é levar a consultoria final e vender diretamente ao consumidor nesses países.
Universidades
A empresa criou uma startup que chamas-se #dentrodaobra para apresentar o produto porta pronta em universidades. “O nosso kit porta pronta é inovador então ele muda o modelo construtivo. Algumas universidades ainda ensinam o modelo antigo e a gente quer levar o nosso produto para eles terem essa experiência então levamos o nosso Pormade Móvel, o nosso caminhão showroom, e faz lives lá dentro apresentando o nosso produto para estudantes de arquitetura, de design de interiores e engenheiros. Mostramos o quanto nosso produto vai auxiliá-lo num projeto futuro que eles vão estar desenvolvendo”.