A cultura geek ou cultura nerd se popularizou nos últimos anos e também se fortaleceu no ABC. Em maio deste ano, a produtora Across Entertainment promoveu a retomada do festival Up!ABC, após dois anos de suspensão das atividades presenciais, e atraiu cerca de 10 mil visitantes e amantes de games, séries, filmes, anime, k-pop, entre outros. E a empresa já projeta a segunda edição para os dias 24 e 25 de setembro, com a expectativa de público em mais de 20 mil visitantes, como afirma Attila Freni, diretor geral da Across, em entrevista ao RDtv.
O retorno do festival aconteceu na sede do campus Barcelona da USCS (Universidade de São Caetano), com mais de 50 atrações simultâneas como sorteios, salas temáticas, dois palcos de atrações e interatividade, concurso de cosplay, lojas, alimentação, entre outros. Para o segundo semestre, Freni aponta a ampliação do evento. “Transformaremos o ginásio da USCS em uma arena de games, serão quatro palcos e 40 salas temáticas, organizadas pelos fãs clubes. A edição do segundo semestre será cerca de 35% maior, em relação ao público. A expectativa é ultrapassar 20 mil pessoas”, afirma.
A próxima edição do evento também retoma o “corredor dos artistas”, espaço dedicado aos desenhistas, quadrinistas, autores, entre outros artistas brasileiros. “Eles pagam uma taxa simbólica e podem comercializar os produtos e apresentarem as suas obras ao público presente no evento. O Brasil tem profissionais excelentes, que atuam em grandes empresas de entretenimento internacionais como a Marvel e a DC Comics. Somos um grande celeiro de artistas”, aponta o gestor.
Ao todo, colaboram com o evento cerca de 130 funcionários que atuam em bastidores de palco, apoio, segurança, limpeza, brigada de incêndio, equipe médica, eletricista, entre outros. O evento já chama a tenção de outras cidades como Santo André e Diadema, por conta da movimentação econômica, geração de empregos e atração de público. “Já estamos em conversa para realizar edições menores do evento, o Upinho, em outras cidades da região. Esse segmento tem força e já é visto pelos gestores como parte da cultura pop, que movimenta o público e a economia das cidades”, diz Freni. O Upinho atrai entre 500 e 700 pessoas por dia, e a Across segue em tratativa com São Bernardo para realizar uma edição no mês de julho.
Música Erudita
A produtora pretende lançar, dentro de 60 dias, a turnê do projeto “Games in Concert”, focado no público jovem e na história dos videogames, contada por meio da trilha sonora dos principais sucessos. “O desafio é levar o jovem ao teatro para ter contato com a música erudita, bem como oferecer entretenimento a este público. Serão contados 40 anos da história dos games e levaremos aos teatros do ABC e da Capital”, afirma Freni.