Em busca de medidas para ampliar a segurança de motoristas que trabalham junto a plataforma, a Uber deu início a um projeto-piloto no Rio de Janeiro, em termo de cooperação com a Polícia Militar do Estado. A iniciativa prevê a integração do botão “Ligar para a Polícia” disponível no aplicativo com o Centro de Controle Operacional da PM do Rio de Janeiro (Cecopom), responsável pelo serviço 190. A ideia, com início na Baixada Fluminense, é expandir o projeto nas demais regiões do estado. Em nota, a Uber informa que mantém conversa com outras regiões do País e está à disposição das autoridades para expandir o projeto.
O termo de cooperação prevê treinamento aos operadores do Cecopom, como também o processo de integração tecnológica. Após a conclusão dessa etapa de treinamento e integração tecnológica, o projeto-piloto do botão “Ligar para a Polícia” será implantado.
A funcionalidade permitirá que toda vez que um usuário ou motorista parceiro da Uber usar o botão para ligar ao Cecopom da PM por meio do aplicativo, os operadores do serviço de emergência vão automaticamente receber a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Isso permite uma resposta mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário a quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente. Todas as informações do veículo, do usuário e do motorista, estarão expostas na tela do computador.
Motorista da Uber em Ribeirão Pires, Douglas Fernandes Barreto Soares, de 26 anos, afirma que a iniciativa é importante, mas ainda teme a ação de criminosos. “Acredito que quem quiser fazer maldade vai saber que o Uber tem um botão para chamar a polícia rápido, mas ainda sim é uma boa iniciativa para segurança”, afirma.
Há quase três anos em trabalho como motorista pelo aplicativo, Soares nunca enfrentou qualquer situação criminosa durante as viagens e conta que os motoristas se unem para evitar perigos. “A maioria de nós tem ou está em grupos de Whatsapp para solicitar alguma ajuda ou saber se dá para ir ou não em certa corrida. O motorista envia a localização no grupo e quem estiver tranquilo pode ir observando, até que ele diga que está ok e finalizou a corrida”, relata e afirma que isso diminui a sensação de estar sozinho.
Também motorista em Ribeirão Pires, Guilherme Moreira, de 28 anos, atua há quase dois anos no setor e vê a iniciativa com bons olhos. “Acho que toda tentativa para trazer mais segurança aos motoristas é valida e torço para que dê certo”, avalia. Moreira relata que também utiliza medidas fora da plataforma para tentar se manter seguro. “Evito trabalhar em regiões que sabemos que são lugares um pouco mais perigosos e também não costumo trabalhar muito a noite, onde o risco acaba sendo um pouco maior”, conta e reforça que analisa o percurso desde o momento que aceita a corrida até o desembarque do passageiro.
Com relação ao projeto-piloto, a diretora-geral de operações da Uber analisa que em uma situação de emergência, cada segundo conta. “Se isso puder resultar no envio de ajuda mais rápida em situações críticas, será um recurso a mais para trazer mais segurança a todos que circulam nas cidades. Esse é o tipo de contribuição que acreditamos que nossa tecnologia pode dar às localidades em que atuamos”, afirma a dirigente.
Informações em tempo real
A ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo, que inclui o GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. Além da localização em tempo real, o Cecopom do Rio de Janeiro terá acesso aos detalhes da viagem assim em que o botão for acionado: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do telefone.
A tecnologia que permite o envio desses dados aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados de resposta a emergências do mundo. Essa plataforma liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço de resposta a emergências.
A integração com o 190 do Rio de Janeiro será a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil. Mas esse tipo de integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e de 29 estados no México.