Concurso e contratos temporários da Educação de Ribeirão Pires vencem

Ribeirão Pires está sem concurso válido para professores, mas prefeitura diz que chamou profissionais antes do certame expirar. (Foto: Divulgação PMETRP)

A Prefeitura de Ribeirão Pires garante que não haverá qualquer problema quanto a falta de educadores, mas o fato é que o último concurso realizado para professores venceu em março e também contratos temporários estão vencendo. Os contratos são para professores não concursados que cobrem as aulas dos profissionais efetivos afastados temporariamente, ou nomeados para cargos de direção. Ainda não há perspectiva de novo processo seletivo para temporários ou concurso público sendo preparado.

Uma das servidoras com contrato temporário, que preferiu não ser identificada, conta que está prestes a encerrar os três anos de contrato e que foi informada que a Prefeitura daria início a um processo seletivo para absorver os profissionais temporariamente contratados, mas que até o momento nada aconteceu. “Disseram para não nos preocupar porque, em breve, teria um concurso que poderíamos prestar e, assim, seria uma possibilidade para continuarmos trabalhando. Acontece que esse concurso nunca aconteceu, não tem sequer uma previsão e estamos à espera”, conta.

Newsletter RD

A educadora findou seu primeiro ano de contrato e teve o documento renovado para mais dois anos, estes ao longo da pandemia. “Trabalhei um ano cravado e quando estava prestes a encerrar resolveram renovar para mais dois. Agora, estão em uma calmaria só com todos os professores, porque prometem vagas que sequer sabem como vão manter ou ajustar”, diz. “Os professores nessa condição estão preocupados, porque seguem sem qualquer perspectiva”, acrescenta.

A Prefeitura informa que os contratos dos temporários têm prazo máximo de três anos. Informa, ainda, que não há expectativa para outro processo seletivo para novos professores temporários, porque o último foi aberto em janeiro. Cerca de 10% dos professores de Ribeirão Pires trabalham como temporários.

A administração municipal explica que o último concurso público foi realizado em 2019 e venceu em março. Também informa que foi feito um estudo para verificar a necessidade de cobrir os postos vagos diante de exonerações e aposentadorias. Por enquanto, não há previsão de novo concurso, porque em março, enquanto o concurso ainda não havia vencido, foram chamados vários profissionais.

Em nota, a prefeitura garantiu que não haverá falta de profissionais. “A Prefeitura de Ribeirão Pires garante que não haverá qualquer problema quanto a falta de educadores, mas o fato é que o último concurso realizado para professores venceu em março e também contratos temporários estão vencendo. Os contratos são para professores não concursados que cobrem as aulas dos profissionais efetivos afastados temporariamente, ou nomeados para cargos de direção. Ainda não há perspectiva de novo processo seletivo para temporários ou concurso público sendo preparado. A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo ressalta que não há risco de falta de professores para o atendimento das demandas justamente, como esclarecido à reportagem, porque há vigente edital para contrato de profissionais temporários. De acordo com a demanda das escolas, docentes que participaram deste processo seletivo são chamados, seguindo a ordem de classificação por pontuação”.

A administração ainda explicou sobre a divulgação do processo seletivo para temporários. “Em esclarecimento à profissional que relata ‘que está prestes a encerrar os três anos de contrato e que foi informada que a Prefeitura daria início a um processo seletivo para absorver os profissionais temporariamente contratados, mas que até o momento nada aconteceu’, é importante destacar que o processo seletivo realizado em janeiro deste ano teve edital amplamente divulgado para toda a rede e na cidade, por meio da imprensa e dos canais oficiais da prefeitura”.

A presidente do Sineduc (Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais), Perla de Freitas, diz que não há muitos educadores saindo e que a situação dos temporários é acompanhada pelo sindicato. “Não há uma grande evasão de pessoal, pois cada contrato tem sua data de validade. A Prefeitura chamou uma grande quantidade de pessoas do concurso público antes que ele vencesse. Tem bastante chamada de concurso e para vaga temporária e o pessoal está na fase do exame admissional. O sindicato é sempre a favor do concurso, que é a forma mais correta e segura de contratação. Até onde sabemos não há um grande número de vagas livres para um novo concurso”, analisa.

Região

Rio Grande da Serra é outra cidade onde o concurso público para professores venceu. A Prefeitura informa que o concurso para a área de Educação já venceu, por essa razão abriu processo seletivo simplificado no início deste ano, que ficará em vigor até 31/03/2023. “A administração já iniciou o levantamento para realizar um novo concurso público, que está previsto para ser realizado no próximo ano. Atualmente há 23 servidores temporários contratados na pasta da Educação”, informa em nota.

São Bernardo também se apressa para realizar novo concurso, porque o atual vence no segundo semestre. “Está em andamento processo de formatação de concurso público ainda neste ano. Isso porque o chamamento para a maioria dos cargos vence no segundo semestre de 2022. Entre os cargos que irão compor a lista estão o de auxiliar em educação, oficial de escola, professor de educação básica I (infantil) e professor de educação básica II (fundamental)”, diz o Paço de São Bernardo, ao destacar, ainda, que não tem profissionais temporários na Educação.

Santo André ainda possui concurso em validade para diversos cargos na Educação, que incluem modalidades de professor e outras profissões. “O certame é regido pelo edital 01/2019. Nesta terça-feira (12/4) foi feita publicação no diário oficial do município que formaliza a prorrogação dos 15 cargos do concurso, cujos prazos de validade passarão a ser até, no máximo, 20 de outubro deste ano, data até qual poderão ser convocados mais candidatos para as eventuais necessidades de admissão que surgirem”, informa. O paço também diz que planeja novo concurso público a ser realizado ainda neste ano. A cidade também não tem funcionários temporários.

Diadema diz que tem concurso com validade para chamamento de professores no âmbito do 40º Concurso Público, no edital 2/2020. “As provas já foram realizadas e a convocação para diversos cargos já foi feita, com estimativa de chamar entre 120 e 200 profissionais. O referido concurso tem validade até março de 2023. Não há previsão de novo concurso público em curto prazo. Vale destacar que a administração tem em andamento processo seletivo de contratação de 200 agentes de apoio escolar. O gabarito da prova objetiva foi divulgado nesta segunda-feira e pode ser acessado em http://www.diadema.sp.gov.br/sagep/27912-confira-gabarito-da-prova-para-contratacao-de-agente-de-apoio-escolar”, informa.

As prefeituras de São Caetano e Mauá não responderam.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes