
Debaixo de chuva, mais de mil servidores municipais (Professores, ADis, Merendeiras, Lactaristas, Servidores do Semasa, Craisa, da Guarda, Assistência Social, Operacionais, Administrativos e demais departamentos da Prefeitura) fizeram paralisação em defesa da reposição integral da inflação nos salários e lotaram o Paço Municipal na tarde desta quinta-feira (31/03).
A mobilização da categoria foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André (Sindserv Santo André).
Dirigentes do Sindicato falaram durante o ato que os servidores andreenses querem ser ouvidos e lutam pela reposição da inflação nos salários, dos últimos dois anos.
“Esse reajuste do prefeito de 7% e ainda parcelado não cobre a defasagem salarial que tivemos nos últimos dois anos. Os servidores estão passando dificuldades para pagar suas despesas e estão lutando para sobreviver! Não estamos pedindo aumento real, mas a reposição inflacionária”, disse a diretora do Sindserv Santo André, a professora Daisy Dias.
Os servidores saíram em passeata passando pela Avenida Perimetral e terminaram a manifestação no Paço Municipal.
Durante o percurso, os dirigentes Rodrigo Gomes, Durval Ludovico Silva e Gabriela Mousse conduziram a passeata que foi transmitida pelas redes sociais do Sindserv. “Prefeito se hoje estamos aqui na rua, a culpa é sua. O senhor prometeu que nós seríamos valorizados e cadê a valorização? Têm servidores passando necessidades. Lutamos por um reajuste digno”, disse o diretor, o professor Rodrigo Gomes.
Durante o ato, dirigentes do Sindserv Santo André protocolaram na Prefeitura pedido de reabertura da mesa de negociação da Campanha com a Prefeitura, para debater uma contraproposta de reajuste, que reponha no mínimo a inflação dos últimos dois anos nos salários.
Estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), solicitado pelo Sindserv, mostra que a defasagem inflacionária nos salários dos servidores andreenses acumula 18,44%, e é referente à data-base da categoria, de maio de 2020 a maio de 2022.
“Aguardamos da parte da Prefeitura a reabertura imediata da mesa de negociação. Estamos mobilizados e caso não tenhamos essa resposta, uma nova paralisação e ato acontecerá na próxima semana”, informa o Representante Legal do Sindserv Santo André, Durval Ludovico Silva.
Lideranças sindicais e parlamentares participam do Ato Público
Durante o ato público do Sindserv Santo André, participaram lideranças sindicais do ramo dos municipais, como a presidenta da FETAM-SP (Federação dos Trabalhadores da Administração e dos Serviços Públicos Municipais do estado de São Paulo), Eunice Lopes, dirigentes da CUT-SP e parlamentares, como o deputado estadual Teonílio Barba (PT-SP) e os vereadores andreenses, Ricardo Alvarez (PSOL) e Wagner Lima (PT).