Ladrões em motocicletas aterrorizam bairro de S.André e PM fecha cerco

A noite desta terça-feira e a madrugada de quarta (dias 29 e 30/03) foram de pânico para os moradores do bairro Bom Pastor, em Santo André, um grupo de motociclistas armados, alguns usando caixas de entregadores nas costas fizeram vários assaltos, atacando principalmente pessoas que passavam nas ruas e quem entrava ou saía de suas casas. Vídeos com os ataques ganharam as redes sociais e contribuíram para instalar o medo nas ruas do bairro. A Polícia Militar deu resposta imediata e realizou uma grande operação naquela área. Dois homens foram presos, uma arma e uma motocicleta foram apreendidos.

Imagens de câmeras de monitoramento mostram três motocicletas assaltando pessoas na avenida Bom Pastor e na rua Luis Murat. No primeiro ataque um homem é assaltado enquanto trafegava pela calçada às 19h21. Um minuto depois uma mulher é surpreendida pelos bandidos logo depois de parar seu carro em frente de casa. Rapidamente eles roubam o celular da vítima e fogem. Mais um minuto e a terceira vítima é atacada enquanto descia de sua motocicleta. Nas três ações o modo de agir é o mesmo enquanto uma moto para e o bandido anuncia o assalto o comparsa espera com a moto ligada e as outras duas motos circulam dando cobertura.

Newsletter RD

Moto e arma que foram apreendidas durante a operação no Jardim Bom Pastor. (Fotos: Polícia Militar)

Os roubos aconteceram na área da 4ª Companhia do 10° Batalhão da PM, que realizou uma grande operação especificamente no bairro afetado. Foram destacadas para o local dez viaturas entre carros e motos e cerca de 30 policiais. Às  20hs os policiais já tinham vistoriado 60 motocicletas, 80 pessoas, 15 carros e elaborados três autos de infração. Dois homens foram presos; eles estavam com uma arma carregada, que foi apreendida e a motocicleta que ele pilotava é produto de crime e também foi apreendida. A operação seguiria até a madrugada. A ocorrência foi apresentada no 6° Distrito Policial de Santo André.

Cerca de 30 policiais realizaram uma operação no bairro nesta quarta-feira vistoriando principalmente motociclistas. (Foto: Polícia Militar)

Segundo o major Denilson Alysson Correia, oficial do 10° Batalhão, esse tipo de crime não ocorre somente no Jardim Bom Pastor, bandidos em motocicletas e usando caixas fazendo-se passar por entregadores,  atacam em diversas regiões não apenas no ABC. “Somente nos últimos três meses fizemos 15 flagrantes somente naquela região e em seis deles os acusados estavam usando motos. Nesse período fizemos 2.800 abordagens no bairro, a PM está presente, mas o assalto com motos é muito rápido e precisamos da ajuda da população com informações e registrando os boletins de ocorrência quando a situação acontece. Nestes casos que aparecem nos vídeos, não tivemos notícia do registro de B.O., e eles são importantes pois é com o apontamento de onde os casos acontecem que determinamos o policiamento para aquela área”, explica.

Dois homens presos durante a operação da PM no bairro. (Foto: Polícia Militar)

De posse das imagens, a PM tenta identificar também os veículos e os criminosos. “Nosso setor de inteligência está buscando informações, já recebemos algumas e estamos buscando mais imagens de câmeras”, concluiu o major Alysson.

Os crimes contra o patrimônio como roubos e assaltos, registraram aumento em Santo André se comparado o primeiro bimestre deste ano com o mesmo período do ano passado. Os roubos tiveram aumento de 11,52%, os roubos de veículo tiveram alta de 13,39% e os furtos de automóveis tiveram acréscimo de 32,12%. (Veja quadro abaixo)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes