
Os números da criminalidade em fevereiro, divulgados na sexta-feira (26/03) pela Secretaria de Segurança Pública mostram que, no comparativo com janeiro praticamente todos os índices de crimes tiveram queda, só o crime de estupro aumentou. A alta foi de 51,35% passando dos 37 casos registrados no primeiro mês do ano, para 56 no período seguinte.
O número da violência sexual aumentou mais puxado pelos casos ocorridos em São Bernardo. De todos os 43 estupros ocorridos em fevereiro, quase a metade, 20 deles, foram cometidos na cidade. Em janeiro a cidade tinha registrado sete casos, resultando em uma alta de 185%. A alta inverteu a lógica e queda registrada nos dois meses de 2021, quando foram 17 casos em janeiro e uma queda para 13 em fevereiro. A maioria dos estupros ocorridos na cidade em fevereiro deste ano teve vulneráveis como vítimas; foram 12 entre em um total de 20 casos. A SSP classifica como vulneráveis as crianças menores de 14 anos e deficientes.
Apesar do número de estupros ter aumentado, em relação ao primeiro bimestre de 2021 houve queda. Nos dois primeiros meses do ano passado foram 103 casos de estupro e neste ano 93, queda de 9,7%.
Os homicídios tiveram a maior queda de um mês para outro; foram 53,84% menos casos. Em janeiro foram mortas violentamente 13 pessoas e o número de vítimas caiu para 6 no mês seguinte. A cidade com maior número de assassinatos foi Diadema com oito casos registrados no bimestre, seis em janeiro, o que demonstrou também a maior queda. Das sete cidades apenas Mauá registrou aumento de mortes, passando de dois casos no primeiro mês do ano para três no período seguinte. Santo André também reduziu as mortes de três em janeiro para nenhum caso ocorrido em fevereiro.
O número de roubos em geral, que inclui roubo de carga e roubos a banco, teve queda de 13,33% entre janeiro e fevereiro passando de 1.793 ocorrências para 1.554. Os roubos de veículo tiveram redução de 5,5% de 481 casos para 455 e os furtos de carros tiveram queda mais sutil de 0,97%, passando de 822 para 814.