ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Aras elogia mulher que escolhe ‘cor da unha’; veja outras gafes do 8 de março

Uma declaração do procurador-geral da República, Augusto Aras, nesta terça-feira, 8, entrou para a galeria de frases consideradas infelizes proferidas no Dia Internacional da Mulher. Ao falar sobre a importância da data, o PGR reforçou estereótipos ligados ao gênero feminino e disse que a homenagem era para mulheres que “têm o prazer de escolher a cor da unha que vai pintar”.

“Hoje é dia de homenagem à mulher, no seu sentido mais profundo, da sua individualidade, da sua intimidade. A mulher que tem o prazer de escolher a cor da unha que vai pintar, a mulher que tem o prazer de escolher o sapato que vai calçar”, afirmou Aras. Ele participava de um evento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Newsletter RD

Antes do PGR, outras autoridades já haviam cometido gafes na terça-feira. Em solenidade que celebrava o Dia da Mulher, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, hoje em dia, as mulheres estão “praticamente integradas à sociedade” e que elas foram “feitas do homem”.

O presidente ainda repetiu uma fala da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e afirmou que a participação das mulheres no governo é maior do que em gestões anteriores. Ao considerar o segundo e o terceiro escalões, o número esconde o fato de que apenas três dos 23 ministérios são chefiados por mulheres.

Ainda na terça-feira, foram divulgadas mensagens atribuídas ao deputado federal Neucimar Fraga (PSD-ES) e consideradas machistas. Uma captura de tela reproduzida nas redes sociais mostra que, em um grupo de WhatsApp com lideranças políticas do Espírito Santo, o parlamentar enviou imagens de supostas soldadas ucranianas e ironizou: “Como a Ucrânia quer ganhar a guerra sem nenhum canhão?”.

“Canhão” é um termo pejorativo utilizado para se referir à aparência de uma mulher.

Também circulou nas redes sociais o “folder” digital de um evento que, embora realizado por ocasião do Dia da Mulher, só divulgava a participação de homens. Descrito como “semana da mulher”, o ciclo de palestras dava destaque em seu convite à participação do presidente Bolsonaro; Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; Paulo Guedes, ministro da Economia; Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura; e Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo. O tema: “Mulheres no Centro do Poder”.

No mesmo dia, a Câmara dos Deputados aprovou uma moção de repúdio ao deputado Arthur do Val por suas declarações sexistas sobre as mulheres ucranianas. Na última sexta-feira, 4, vazaram áudios do parlamentar classificando as mulheres daquela região como “fáceis por serem pobres” e comparou a fila de refugiadas da guerra à entrada de uma balada.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes