A moradora de Santo André, Ana Paula Ferreira, faz procedimento de hemodiálise no Hospital Estadual Mário Covas, e para se locomover até a unidade de saúde, necessita de cartão especial – cujo benefício é o transporte gratuita. Acontece que a passageira não tem conseguido utilizar o benefício, e enfrenta dificuldade para realizar o cadastro na plataforma para resolver seu problema no atendimento presencial.
Ana foi até a AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) nesta semana e relatou que o local estava lotado de usuários com horário agendado e sem agendamento. Apesar da confusão, conseguiu atendimento com uma funcionária, que informou que só atenderia e resolveria seu problema “mediante agendamento online”. A reclamante conta que foi orientada para que voltasse para casa e fizesse cadastro na plataforma do cartão, e que somente assim seria possível enviar os laudos de seus exames para receber o benefício.
Ana Paula conta que, apesar de ter celular, foi necessário pedir ajuda para sua irmã para acessar a plataforma. Ao acessar o site, ambas repararam que o cadastro apresentava erro, e não avançava para a próxima etapa. “Até hoje não sei se fui cadastrada ou não. Não consigo fazer o agendamento e, para piorar, não facilitam o contato presencial”, reclama. “Não sou só eu que não tenho facilidade de mexer em celular ou computador, mais gente não sabe e não tem quem oriente”, frisa.
Com problema de saúde e um catéter instalado no pescoço, a reclamante não pode se locomover e diz estar exposta por longos períodos em locais públicos. “O que a gente precisava era de um passo a passo ou uma orientação melhor de como fazer o cadastro caso o site apresente problemas”, diz. Para Ana, é fundamental uma melhor organização para que passageiros não fiquem tanto tempo à espera de atendimento, principalmente devido à exposição do coronavírus.
Resposta da empresa
Em nota, a Prefeitura de Santo André esclarece que, em relação às reclamações sobre a renovação dos Cartões PNE, a AESA informou que os cartões estão ativos permitindo o seu uso regular. Para as renovações não existe mais necessidade de agendamento ou comparecimento na AESA, basta apenas encaminhar os documentos necessários, para cada caso, por meio do atendimento on-line do site. Se houver alguma necessidade de comparecimento na AESA este será feito com agendamento prévio.