
O vereador Alessandro Guedes (PT), vice-presidente da Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais na Câmara de São Paulo, realizou sexta-feira (25/2), reunião com alguns integrantes do grupo que compõe a frente de atuação contra os impactos da poluição no entorno do Polo Petroquímico Capuava. Foi definida a realização de um ato no Polo, dia 25 de março.
A agenda teve por finalidade tirar encaminhamentos e propor um plano de atuação efetiva. “Atualizamos as informações e discutimos propostas, pois já houve uma segunda audiência pública em dezembro do ano passado quando cobramos respostas de quais medidas teriam sido tomadas pelos representantes dos órgãos públicos e privados envolvidos com a causa ambiental do Polo”, afirma.
Tireoidite de Hashimoto
Uma comissão de trabalho foi criada a partir das audiências com o propósito de acompanhar, fiscalizar e propor soluções ao problema gerado pela emissão de gases químicos emitidos por algumas empresas do parque industrial. O vereador ingressou na causa após ter sido procurado por um grupo de moradores dos bairros Parque São Rafael e São Mateus, na Zona Leste, vizinhos ao Polo de Capuava, entre Mauá e Santo André. Na região, a informação é que existe um alto índice de tireoidite crônica autoimune (Tireoidite de Hashimoto).
É o que apontam os estudos realizados pela endocrinologista e professora da Faculdade de Medicina do ABC, Maria Ângela Zaccarelli Marino. A especialista pesquisa o tema há mais de 20 anos, inclusive sobre os males relacionados também à saúde dos animais domésticos da região.
“Definimos a realização de um ato no Polo Petroquímico Capuava no dia 25 de março, data da Greve Global pelo Clima, com integrantes do grupo de trabalho, ambientalistas e moradores. Também iremos lançar um manifesto pela saúde, emprego e desenvolvimento sustentável e contra a poluição no entorno do Polo e um abaixo-assinado virtual para mobilizar a sociedade”, explica Alessandro Guedes. O parlamentar destaca ainda a agenda que pretende fazer com os secretários de saúde municipal da capital paulista e do Estado.
Participaram da reunião sexta-feira Maria Ângela Zaccarelli; Fábio Feldmann, ex-deputado federal e ambientalista; José Luiz Saikali, promotor de Meio Ambiente de Santo André; Elio Lopes dos Santos, ex-perito do Ministério Público Estadual (MPE), Federal e do Ministério da Saúde; o vereador Ricardo Alvarez (PSOL/Santo André), além de representantes do Movimento Juventude pelo Clima e moradores de Mauá e Santo André e dos bairros Parque São Rafael e São Mateus, na divisa com o Polo de Capuava.