
A Polícia Militar comemora, nesta terça-feira (08/02), o terceiro aniversário do 6º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), responsável por combater o crime de maneira mais ostensiva em todo ABC. Desde a sua criação, a unidade especializada já deteve mais de 1,9 mil pessoas e apreendeu cerca de 15 toneladas de drogas.
Do total de detidos, 1.178 foram presos em flagrante ou apreendidos e 790 capturados por estarem em situação de procurados pela Justiça. Além disso, foram recuperados 292 veículos roubados e furtados e retiradas das ruas 157 armas de fogo ilegais.

O 6º Baep se encontra subordinado ao CPA/M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6), chefiado pelo Coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, o qual esteve à frente do batalhão especial por dois anos. A unidade foi criada na atual gestão, como parte de uma promessa de Governo para expandir o policiamento de Choque para todo o território paulista. Com isso, foram criadas mais nove unidades especializadas como essa na Capital e Interior, somando 14 em todo o Estado, os quais seus efetivos passaram por um treinamento padrão “Rota”, de aproximadamente um mês de duração, onde foram aplicadas atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.