
A sétima edição do Reis e Rainhas do Drible, em São Bernardo, marcou uma grande mudança na história da disputa. Após seis temporadas como campeão do evento, o craque Falcão viu seu reinado ter fim. Pelo placar de 15 a 11, o time do Rei do Futsal foi vencido pelo Time Gabi Zanotti, que teve a camisa 10 do Corinthians entre as atrações. O nome do dia foi o de Adonias Fonseca, que fez 11 dos 15 pontos de sua equipe e ganhou o troféu de Rei do Drible. Agora, Falcão e Adonias são os maiores vencedores do torneio, com seis títulos cada.
Único jogador a ser campeão em todas as edições que disputou, Adonias Fonseca comemorou o resultado conquistado no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib. O jogador de futebol freestyle não disputou apenas a primeira edição do evento. “Para mim é uma honra estar no Rei e Rainhas do Drible, o meu sexto, e conquistar mais uma vitória. O Falcão me parecia um pouco machucado, vi que ele não conseguiu dar o máximo do máximo. Tudo que eu aprendi, sem dúvida, aprendi com ele. Meu professor, padrinho, referência e ídolo. Para mim foi um dia de muita sorte, porque o Falcão é extremamente competitivo e habilidoso. Porém, hoje, fui iluminado e deu certo”, comemora.
Capitã de sua equipe, a camisa 10 do Corinthians também vibrou com o título. Ela aproveitou também para exaltar o fato de mais mulheres terem participado desta edição. Se em 2021 foram duas mulheres, desta vez quatro representantes femininas estiveram em quadra. “Foi um domingo especial. Não é sempre que a gente divide a quadra com o melhor de todos os tempos do futsal, foi uma honra. E, para mim, ainda mais especial, porque tivemos recorde de mulheres participando. É muito bacana começar 2022 desta forma”, diz Gabi Zanotti.
Embora tenha sido o primeiro ano que não pode comemorar o título de campeão do Reis e Rainhas do Drible, Falcão fez questão de enaltecer a qualidade da disputa realizada no ABC. “Foi uma festa mais uma vez. Um evento de muito sucesso. Cada ano um dribla mais que o outro e brilha mais. Tem dia que as coisas acontecem para um time e não para o outro. Quantas vezes eu tentei fazer o gol e não consegui. Hoje, o Lucas se consagrou com belas defesas. Pela lesão que sofri no joelho, tive que chutar de uma forma que não chuto, e mesmo assim fiz alguns gols. Perdi nesta edição, algo que um dia iria acontecer. Parabéns para a equipe adversária, mas saibam que em 2023 quero vencer de novo”, avalia.
Destaque feminina
Os primeiros cinco minutos da partida foram marcados pelo equilíbrio. Com dois gols de Natalia Guitler, campeã mundial de futevôlei e de futebol de mesa, para o Time Falcão, e um de Adonias e outro de Leozinho, do Magnus Futsal, a partida estava empatada em 2×2. No primeiro desafio, chamado por Diego Oliveira, o Time Gabi Zanotti ficou a frente no placar, com um gol marcado por Gabi. Daí em diante, o time da jogadora corintiana cresceu.
Primeiro, Adonias acertou um chapéu em Falcão, para aumentar para 5×2. Em seguida, outro chapéu, desta vez em Vanessinha, e o placar ficou ainda mais elástico, 7×2, a três minutos do fim da etapa inicial. Fabiana fez mais um para o time de Gabi, 8×2. Com um chapéu de Falcão em Adonias, o time do craque diminuiu para 8×4. Porém, Adonias e Leozinho deram a resposta em seguida, com um gol cada, fechando o primeiro tempo em 10×4.
Na etapa final, Adonias voltou inspirado e deu outro drible, desta vez uma caneta. Natalia, melhor jogadora do time de Falcão até então, diminuiu para 12×6, marcando mais duas vezes. Falcão e Diego fizeram dois gols em seguida, 12×8, e encurtaram o placar. Foi aí que Adonias somou mais dois pontos, ao acertar outro chapéu, desta vez em Jhon Jhon, revelação da base do palmeiras. O jogo terminou em 15×11, após Falcão marcar mais dois gols, Adonias fazer o seu 11º ponto e Fabiana, do Time Gabi Zanotti, marcar um gol contra.
O Reis e Rainhas do Drible 2022 teve patrocínio de Dorflex, Sicredi, Sabesp e Forteviron e contou com apoio da Umbro, Altipisos e Prefeitura São Bernardo. A realização do evento foi da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.