Em 2020 a organização não governamental UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região em parceria com Universidade Federal do ABC (UFABC), representada pela Prof.ª Suze Piza e pelo Prof.º Paulo Cesar da Costa Neves começaram a desenhar um projeto de extensão universitária para aproximar a universidade da favela de Heliópolis. O resultado foi o Projeto Produção e reprodução do conhecimento em Heliópolis: fortalecendo as bases de um Bairro Educador, cujas principais frentes de ação são: formação de educadoras e educadores e de lideranças comunitárias; produção e reprodução de memória; incentivo e intensificação da produção científica na comunidade; além de realização de atividades pontuais a partir das demandas do território.
Uma das primeiras ações realizadas no escopo do projeto foram os Círculos de Leitura “bell hooks de mãos dadas com Paulo Freire”. Essa ação foi realizada de forma online entre março e junho de 2021, devido à pandemia. Semanalmente, reunimos educadoras/es, assistentes sociais e interessados diversos de Heliópolis e região, a partir da leitura conjunta e dialogada da obra de bell hooks que tem como subtítulo uma obra de Paulo Freire: “Ensinando a transgredir: educação como prática da liberdade“. Entendendo a própria prática da leitura como um ato de resistência, principalmente na dureza dos dias que vivemos, as ideias e conceitos dos pensadores foram pouco a pouco examinados e discutidos coletivamente, convidando a novos olhares, práticas e leituras de mundo que são como alimentos para a alma e para a prática de organização política que pensa, desenha e constrói mundos novos.
Do próprio círculo surgiu a proposta de um curso mais teórico que proporcionasse uma formação em economia e política. Assim, foi desenvolvido o curso de Economia Política em perspectiva popular visando municiar as pessoas participantes com recursos teóricos para a análise crítica das nossas relações cotidianas em uma sociedade capitalista. Nesse sentido, a proposta do curso tensionou duas frentes: de um lado, a compreensão do funcionamento do capital, e de outro, princípios orientadores para ações comunitárias que busquem alternativas à reprodução do capital em seus projetos, trabalhos e territórios. Este curso foi realizado de junho a setembro de 2021.
Parte dos professores da UFABC que integraram o projeto fazem parte do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB-UFABC). Foi esse grupo que conduziu o Curso Relações raciais, desigualdades e resistência negra no Brasil. Mais uma ação do projeto. O curso foi pensado para e com a comunidade de Heliópolis e elaborado em conjunto com as lideranças da UNAS e do Movimento Negro da região, com o objetivo de discutir a formação das relações raciais no Brasil, tomando, de modo específico, algumas expressões do racismo brasileiro, assim como as formas de enfrentamento construídas pelo ativismo antirracista. Estão previstas a realização de dois módulos. O curso, realizado de setembro a dezembro, foi um espaço importante para trocas ao promover discussões sobre racismo e identidade, desigualdade racial, luta antirracista, educação etc.
Outra ação desenvolvida no projeto é a Formação participante para enfrentamento às desigualdades de gênero em Heliópolis. Tal ação foi pensada conjuntamente com lideranças da UNAS e do Movimento de Mulheres e LGBTQIA+ de Heliópolis e região. Objetivando criar um espaço horizontal e de troca de saberes e reflexão/ação sobre as desigualdades de gênero e sexualidades junto aos trabalhadores e trabalhadoras da UNAS, o curso abordou temas como luta das mulheres e da população LGBTI de Heliópolis, conceitos do pensamento feminista, violências de gênero, conquistas históricas por direitos pelas mulheres e população LGBTI, estabelecendo interfaces dessas temáticas com o mundo do trabalho e da educação. O curso foi realizado entre setembro e dezembro de 2021.
Os trabalhos de formação continuada das educadoras e lideranças comunitárias foi concluído com o Ciclo e Leitura de Paulo Freire, iniciado em setembro e concluído em dezembro. Semana a semana, os encontros proporcionaram que todos revisitassem a obra do filósofo e educador que inspira o cotidiano do Bairro Educador de Heliópolis. Para fortalecer as atividades de formação foi criado um canal do projeto no YouTube onde estão parte significativa das aulas ministradas nos cursos e o podcast Boniteza e Educação com produção de episódios de podcasts sobre Paulo Freire, sua vida e obra.