
Horas após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da Coronavac em crianças e adolescentes, São Bernardo deu início nesta quinta-feira (20/01) à aplicação das doses fabricadas pelo Instituto Butantan em crianças de 6 a 11 anos de idade e remanescentes do grupo de adolescentes de 12 a 17 anos.
Com a autorização da agência e a chegada de um novo lote de 50 mil vacinas, a cidade libera a partir desta sexta-feira (21/01) o agendamento da vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade, com ou sem comorbidades.
O agendamento deve ser realizado no site oficial da Prefeitura ou no aplicativo SBC na Palma da Mão. Para facilitar o atendimento no dia da aplicação, também é necessário preencher os dados no site Vacina Já, do Governo do Estado.
As doses serão aplicadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h – aos finais de semana exclusivamente para a aplicação das doses no público de 5 a 11 anos. As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas serão imunizadas somente com a dose pediátrica da Pfizer, enquanto as crianças de 6 a 11 anos poderão receber doses de ambas as fabricantes.
A expectativa é vacinar 45 mil crianças por fim de semana, garantindo que todo o público esteja imunizado com pelo menos a primeira dose até o dia 7 de fevereiro, quando serão iniciadas as aulas na rede municipal de ensino.
Emoção
A primeira criança vacinada com a Coronavac foi Davi Lucas Marques Santos, de 9 anos. Além dele, outras 14 crianças também receberam a dose da Coronavac, entre elas a Laura, de 10 anos. “Muito bom ver a filha imunizada. O coração de mãe fica tranquilo e emocionado. Esperamos muito por isso, estávamos acompanhando na imprensa a chegada da vacina para as crianças. É um ato muito importante e que salva vidas”, disse a mãe Vívian Teodoro Calisto, de 35 anos.
Novo lote
Para acelerar a vacinação de crianças de 6 a 11 anos, o governo do Estado iniciou hoje o abastecimento de vacinas da Coronavac nos municípios paulistas. São Bernardo recebeu novo lote de cerca de 50 mil doses do imunizante. “A ideia é que agora com número de vacina razoável, e o abastecimento dos municípios, vamos conseguir dar um arranque na vacinação”, explicou o secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho.