Para ajudar o cidadão a recuperar seus documentos pessoais perdidos, as agências dos Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos. Atualmente, no ABC, existem 20 documentos para retirada, distribuídos da seguinte maneira: dois na agência de Diadema, um em Mauá e 17 na agência de São Caetano. Em nota, a empresa informa que não realiza análise de dados referentes à motivação da perda.
Os Correios cadastraram e disponibilizaram para retirada cerca de 90 mil documentos em 2021. Em 2020, foram mais de 94 mil. Em anos anteriores, quando não havia isolamento social, a média era superior a 170 mil. Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o País.
Ao longo do ano passado, 7737 documentos foram recebidos em São Paulo Metropolitana (Capital e cidades da Grande São Paulo, ABC, Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira). No momento, 2110 aguardam retirada. No ABC, 772 documentos foram cadastrados nos Correios, sendo 34 na AC Diadema, 214 na AC Mauá, 2 na AC Santo André e 522 na AC São Caetano.
Do total cadastrado, pouco mais de 3% é resgatado pelos proprietários.
No site dos Correios, é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar o valor de R$ 5,95 pelo serviço.
Os documentos só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o mesmo seja enviado à agência mais próxima. Já os documentos não procurados pelos respectivos titulares, são devolvidos aos órgãos emissores.