A saída do ex-vereador Ailton Lima e a chegada da nova diretoria do PSB, liderada por Fabrício França, alterou o caminho ideológico da legenda em Santo André. A consequência é a falta de entendimento político com os pensamentos dos vereadores Carlos Ferreira e Toninho Caiçara. No RDtv desta quinta-feira (02/12), o presidente municipal da legenda indicou que os parlamentares, se quiserem, podem deixar a legenda sem o medo de perder o mandato.

Fabrício relatou que hoje não há um entendimento entre a direção do partido e os vereadores sobre o caminho que é tomado em relação ao governo Paulo Serra (PSDB). A direção socialista caminha para a oposição, enquanto os legisladores seguem o caminho da independência, com um pé no conservadorismo, algo que já ocorria na campanha de Lima, em 2020. Já o diretório parte para o lado da esquerda.
“Despertamos essa ideia na direção estadual do PSB, de construir esse projeto de médio e longo prazo, então construímos esse diálogo, falamos com eles, bateu o nosso santo com o pessoal da direção estadual do PSB. O Airton já estava com as malas prontas para sair e o diálogo com os vereadores a respeito da nossa entrada não foi um diálogo inclusivo”, explica Fabrício.
Segundo o mandatário da legenda, Carlos Ferreira não está contente com a direção estadual do partido, comandado pelo ex-governador Márcio França. Enquanto Toninho Caiçara busca um apoio maior já visando um projeto de reeleição, algo que o partido não quer, pois a ideia não é ter uma caminha individualizada.
Oficialmente não houve qualquer movimento direto de saída, mas sim um aceno direto para em caso de desfiliação, não haveria qualquer movimento partidário para impedir o trabalho dos vereadores, ou seja, já há acordo para a manutenção de Ferreira e Caiçara no Legislativo.
Eleições 2022
Enquanto isso, o PSB andreense busca focar em sua estruturação visando a eleição de 2024. Mas sem deixar de pensar no pleito do próximo ano. Sem um pré-candidato da cidade, a direção de Santo André resolveu apoiar a empreitada do secretário de Serviços Urbanos de Mauá, Fernando Rubinelli, que é pré-candidato a deputado federal. Outros nomes, de outros municípios podem receber o mesmo apoio.