Com quase sete décadas na vida dos moradores do ABC, a Padaria Brasileira segue em uma nova fase ao tentar aliar a tradição com modernidade nas vendas. Em entrevista ao RD Momento Econômico, o diretor da empresa, Antonio Henrique Afonso Junior, fala sobre as apostas no delivery e em novas franquias para conseguir angariar novos clientes e manter quem mudou hábitos durante a pandemia da covid-19.
As padarias foram um dos poucos setores que não foram interrompidos durante as fases mais graves da pandemia devido ao seu perfil essencial ao consumidor. Porém, no caso da Padaria Brasileira houve uma adaptação devido a não permissão do consumo interno, um dos carros-chefes.
Com isso, Junior aponta que houve necessidade de transformar parte da área de restaurante para um minimercado, assim os clientes que compravam seus pães e frios, aproveitavam e levavam outros produtos como os de limpeza, por exemplo.
Outro ponto foi a necessidade de maior investimento no delivery, modalidade que chegou a ser responsável por 30% do faturamento durante os momentos de menor circulação de clientes. Atualmente o faturamento deste tipo de venda fica entre 18% e 20%, o gerou maior atenção da direção do estabelecimento para a venda para este tipo de cliente.
“Eu sempre brinco que o mundo está indo para o celular. Estamos fortalecendo o trabalho dentro da loja, o atendimento, o ambiente, mas sem relegar em nenhuma hipótese o potencial de crescimento desse mercado virtual”, comentou o diretor que exemplifica a mudança nas vendas até com a oportunidade da criação de cardápio de congelados que possam ter viabilidade de compra.
Outro ponto é a aposta em novas franquias, as chamadas Brasileira Express. Um dos locais avaliados para receber um novo ponto é São Caetano, que no passado já foi alvo de possíveis investimentos, algo que Junior não esconde que virou um “arrependimento”.
“O nosso planejamento estratégico prevê a criação de lojas menores no formato da Brasileira Express, principalmente franquias. Obviamente estamos sempre ligados, mas o que focamos de investimento nesse período pós-pandemia é na ampliação da nossa capacidade de produção para que possamos atender em especial as franquias e eventuais lojas próprias”, alertou.
Também existem planos para espaços pet nas lojas e claro, no cardápio para o Natal, um dos produtos que geram maior interesse nos clientes durante o final do ano. A Padaria Brasileira também foca na maior participação na área social, principalmente com ajudas para entidades, conjuntamente com clientes e fornecedores. Veja a entrevista na íntegra !