Operação Grande ABC foca no combate à quadrilha do PIX e prende 18 criminosos

Ação ocorreu com revistas em áreas de divisa (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

O comandante do policiamento da área metropolitana seis, coronel Hélio, divulgou neste sábado (2/10) os resultados de mais uma Operação Grande ABC Mais Seguro, com foco no combate aos crimes violentos contra a vida, como as “quadrilhas do PIX” e também furtos em geral de prédios públicos, além da fiscalização no comércio e ferros-velhos.

As ações de fiscalização de estabelecimentos comerciais, especialmente os do tipo ferro-velho, que iniciaram desde o dia 28 de setembro até a madrugada deste sábado, já tinham fiscalizado e vistoriado 167 estabelecimentos comerciais, dos quais 47 foram notificados e os quatro lacrados. Além disso, houve êxito na prisão em flagrante de três criminosos em duas ocorrências distintas, após terem furtado torneiras de uma escola e materiais de alumínio de um estabelecimento comercial, sendo os materiais recuperados e devolvidos aos seus proprietários.

Newsletter RD

O ponto alto das operações ocorreu nesta sexta-feira (1/10), quando ocorreu uma integração das forças de segurança, pois houve a união de esforços da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e de agentes fiscais das prefeituras da região, que envolveram mais de 900 profissionais da Segurança Pública em ações de proteção da população e o combate à criminalidade.

As ações policiais ocorreram nas sete cidades. Durante todo o dia e noite de sexta-feira, com fortes concentrações policiais, 18 criminosos foram presos, dois deles procurados pela Justiça e outros 16 presos em flagrante delito na prática de 12 tipos de ocorrências de crimes de roubo, furto, tráfico de drogas, porte ilegal de arma fogo e jogo de azar. As ocorrências também resultaram na apreensão de quase meio quilo de drogas, uma arma de fogo, uma réplica de arma de fogo e três máquinas caça-níquel. Durante as fiscalizações e abordagens, oito veículos roubados foram recuperados e devolvidos aos proprietários.

O coronel PM Hélio ressaltou que a operação pode ser considerada um sucesso quanto ao combate à criminalidade e proteção às pessoas, não só pelos resultados obtidos, mas pela forte presença policial em toda região e, principalmente, pela integração e cooperação de inúmeros profissionais de segurança pública da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Civil de todas as cidades.

A Polícia Militar lembra que a população pode fazer denúncias anônimas, de toda natureza, e assim contribuir com o trabalho da Polícia Militar, com informações importantes que impeçam a ocorrência de crimes, com apreensão de armas de fogo, drogas e prisões de infratores da lei. Para isso, basta efetuar ligações pelo telefone 190 da Polícia Militar ou, ainda, pelo número 181 do Disque Denúncia.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes