Moradores do Parque São Bernardo lidam, há 15 anos, com problemas de vazamento de esgoto na região. Apesar da frustração, que se arrasta há anos, quem vive na região conta que o problema foi intensificado na última semana, com a entrada de água em casas e comércios do bairro. A presença de chuva nos últimos dias, misturada ao esgoto, fez com que residências ficassem alagadas, e a situação piorasse.
Wilson Nascimento relata que o problema tem piorado cada dia mais. Em imagens feitas pelo morador, é possível observar o transtorno causado à vizinhança. “Esse problema já é relatado há 15 anos e até hoje não foi resolvido. Ficamos com água dentro de nossas casas durante toda a semana passada e não vieram resolver”, relata ao citar a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), como responsável pelo descaso.
Segundo o reclamante, o caminhão da companhia esteve na região nos últimos dias, no entanto não resolveram a situação e, ainda assim, foram embora. “Eles vem, falam que não dá pra resolver e vão embora”, conta. Ainda de acordo com Nascimento, em uma das idas à região, a companhia teria piorado a situação. “Vieram fazer um serviço e trouxeram mais problemas. Ao invés de arrumar, pegaram o esgoto e jogaram na água pluvial. Nós pagamos taxa de esgoto aqui e é um absurdo ficarmos sempre nesse prejuízo”, diz.
De acordo com o morador, a água se torna mais forte quando começa garoar ou chover. “As caixas de esgoto, que já estão transbordando, são enchidas e volta tudo para dentro de casa”, explica. Segundo ele, uma padaria chegou a perder alimentos após o estabelecimento ser alagado. Os munícipes recorreram a um advogado para dar entrada em uma ação contra a Companhia. “Só assim para resolver. Já fizemos abaixo-assinado, onde solicitamos a resolução desse problema, e nada”, lamenta.
Nesta segunda-feira (30/8), a Sabesp realizou vistoria no endereço, e constatou a necessidade de conserto da rede coletora de esgoto, que tem prazo de execução até o dia 3 de setembro. A Companhia alega que, em consulta aos canais de atendimento, não houve acionamento por parte do cliente, a informação vai em desencontro com o que foi relatado por Wilson Nascimento. “Tenho protocolo de todas as vezes que chamamos. Já até perdi as contas de quantas vezes aconteceu. Eu e os vizinhos sempre a chamamos”, salienta.