Com mais de 500 alunos no ABC, Maple Bear caminha para o high school

A maior rede de escolas bilíngues do mundo, com 159 escolas no Brasil e presente no ABC com quatro unidades (São Bernardo, São Caetano, Santo André e Mauá) a Maple Bear está a caminho de chegar ao high school, ou o ensino médio na região. Como as escolas são criadas e começam a atender no ensino infantil e vão agregando séries para acompanhar a turma que começou com a escola, dentro de aproximadamente dois anos a rede terá sua primeira turma de ensino médio na região. Essa é a previsão do diretor da Maple Bear para a América Latina, Vitor Schmid, que participou do RD Momento Econômico apresentado pelo jornalista Leandro Amaral e pelo empresário Alan Camargo.

“Queremos que todas as escolas cheguem ao high school, elas estão caminhando para isso. Todas as escolas têm sua data de nascimento e estão caminhando para a maturidade até chegarem ao high school, preparando os alunos para as universidades, mercado de trabalho como também para lá vida lá fora”, comenta o diretor para a América Latina.

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A rede de 159 escolas da Maple Bear já em atividade hoje no país terá mais colégios a partir do próximo ano quando devem ser 200 unidades no país. No ABC a primeira escola foi a de São Bernardo, em 2012, que teve ser a primeira a ter o high schcool. Depois veio a escola de Santo André aberta em 2017, no ano passado foi inaugurada a unidade de São Caetano e este ano a de Mauá. “Temos 500 alunos no ABC. Expectativa é que nossas cresçam cada vez mais”, comenta Schmid, que descarta, ao menos a curto prazo a instalação de mais escolas na região. ”Entendemos que elas atendem o público e focaremos o crescimento dessas escolas, temos uma demanda bastante aquecida por candidatos para a abertura de novas escolas, mas no abc o foco é o crescimento das escolas já instaladas”, disse o diretor.

Fachada da mais nova Maple Bear do ABC, aberta em Mauá este ano. (Foto: Divulgação)

Na Maple Bear tudo é em inglês a assim o aluno aprende a trabalhar e resolver os problemas na língua inglesa e praticamente nem sente que está aprendendo uma nova língua. “Eles aprendem inglês por imersão, tudo que eles têm na escola é em inglês; aprendem matemática em inglês, ciências em inglês, os projetos e os problemas trabalhados em equipe, tudo é feito utilizando a língua”, explica Vitor Schmid. Mas o português, como exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também é ministrado.

A escola bilíngue atende alunos desde os primeiros anos de vida para que o inglês seja natural e aprendam brincando. “A criança não percebe que está falando inglês, aprende brincando e para ela é natural, não percebem porque tem esse contato desde muito cedo para adquirir a fluência”, detalha o diretor da Maple Bear.  Como as escolas nascem no ensino infantil e vão acrescentando séries para atender o grupo inicial, o aluno que entra mais tarde passa por uma adaptação para adquirir fluência e entrar no ritmo da turma que já é veterana na escola.

O ensino da Maple Bear, tirando as especificidades de cada país é igual em todo o mundo. A escola tem origem canadense, mas o primeiro colégio surgiu em 2005 na Índia. O ensino é auditado regularmente por professores canadenses para garantir o padrão de qualidade. “Temos lá no Canadá um corpo de treinamento que vem para o Brasil e outros países e audita a qualidade do nosso ensino para garantir que o melhor esteja sendo entregue em cada unidade”, explica Schmid.

Vitor Schmid, Alan Camargo e Leandro Amaral no RD Momento Econômico (Foto: Reprodução)

Pandemia

Segundo Vitor Schmid, como qualquer outra escola a Maple Bear sofreu os efeitos da pandemia da covid-19 e teve que se adaptar rapidamente ao ensino online. Como a maioria dos alunos estão no ensino infantil essa foi uma dificuldade maior, houve alguma perda de alunos, mas agora a escola já recuperou o número de alunos perdidos e tem até fila de espera. “É Inegável que a pandemia impactou, principalmente nos anos iniciais. Tivemos um impacto porque o ensino online para as crianças é mais difícil. Porém nós trouxemos de forma muito rápida uma plataforma que atende pais, alunos e professores, com isso atendemos o nosso público e evitamos uma evasão tão significativa. As escolas já recuperaram tudo que perderam e estão aquecendo, existe até uma fila de espera. A Maple Bear está preparada para oferecer o melhor seja 100% online, híbrido ou presencial”, diz o diretor.

Há uma tendência ainda maior agora, com a vacinação avançando, dos pais pedirem o ensino presencial. Para Vitor Schmid esse é o melhor para garantir 100% do aproveitamento. “Existem ganhos no ensino presencial, a socialização, a interação com outros alunos, (durante o ensino online) continuamos todo o conteúdo,  com os professores auxiliando nossos alunos, mas é claro que tivemos que acelerar bastante o processo online”.

“A gente fala muito de empoderamento da criança. Desde o começo elas são preparadas, conhecem a pandemia porque desde o começo elas desenvolvem o raciocínio lógico a resolução de problemas, o trabalho em equipe, a liderança, desenvolvem essas skills (habilidades) através do inglês. Dessa forma preparamos eles para o futuro. Esses são os diferenciais da Maple Bear e a retomada rápida e o crescimento considerável, acredito que são resultado desses diferenciais”, comenta o representante da rede para a América Latina.

Durante as atividades os alunos do Brasil, também podem interagir com alunos de outros países, o que, além de aprimorar o inglês, também ajuda na formação e no contato com outras culturas. “Interessante é que neste processo nossos alunos se conectam com outras Maple Bear, a maior rede de escolas bilíngue do mundo, e assim conseguimos conectar um aluno do Brasil com outro México ou do Vietnã. A gente prepara o aluno para muitas interações, inclusive interações com outras culturas, que é um aspecto interessante, quantas escolas estão preparando alunos hoje para trabalhar com outras culturas, mas aqui se faz de forma prática e não de forma teórica”, conclui Vitor Schmid.

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