
Um bar localizado na Vila Nogueira, em Diadema, tem gerado complicações para a vizinhança. Isso porque o responsável pelo comércio em questão, liga um aparelho de som em alto volume e sem qualquer isolamento acústico no local, o que tem causado incômodo para quem vive no local. A situação persiste há cerca de cinco anos e tem perturbado, cada vez mais, os moradores da região.
O comércio, que funciona na rua Doutor Cândido Fontoura, chegou a receber fiscalizações da PM (Polícia Militar) e da GCM (Guarda Civil Municipal) por ter sido mantido aberto no período de restrições mais rigorosas da pandemia, quando, além da poluição sonora, foi palco de festas com aglomerações e desrespeito às medidas sanitárias de combate à covid.
Relatos contam que, nos últimos dias, as grandes aglomerações foram reduzidas, mas concentrações de pessoas sem máscara, ainda ocorrem dentro do bar. Embora o calendário de vacinação siga em avanço, a fiscalização e os protocolos de segurança se fazem cada vez mais necessários. Apenas em Diadema, 32.032 casos de infecções pela covid foram confirmados na última terça-feira (13/7).
Além da concentração de pessoas, o estabelecimento conhecido como “Bar do Zezão” afeta diretamente na vida dos munícipes que residem próximos a ele, ao impedi-los de descansar, estudar, trabalhar, entre outros. Um reclamante que trabalha em home-office, na área de atendimento, corre o risco de não poder mais trabalhar devido ao excesso de barulho gerado pelo bar. Um outro vizinho relata que teve dificuldades em encontrar um inquilino para alugar quartos em seu imóvel, pois muitas pessoas desistem do negócio por conta do som.
Os moradores contam que não há um horário padrão, já que o proprietário varia em ligar o som pela manhã ou tarde. “Já aconteceu do barulho começar às 9h da manhã em um sábado e ter durado o dia todo. Não dá para dizer exatamente quando isso vai acontecer, mas acontece, e não é pouco”, explica um munícipe que optou por não se identificar. A situação tem se agravado ao longo dos últimos anos e, após inúmeras tentativas de resolver o problema com a Polícia e com a Prefeitura, os moradores da região foram orientados a encaminhar as denúncias por e-mail.
As reclamações direcionadas ao e-mail da GCM tiveram início em maio e, até o começo de julho, os vizinhos notaram certa redução no som promovido pelo Bar do Zezão. No entanto, o alto volumes de costume foi retomado nos últimos dias. “Ficou mais baixo durante esse período mas já está voltando ao que era antes. Nesta terça-feira, por exemplo, aumentaram muito o volume por volta das 14h, o que durou até o final da tarde”, alerta um morador.
Questionada a respeito da situação pela equipe do RD, a Prefeitura de Diadema diz estar ciente da situação e explica que o estabelecimento tem sido monitorado pelo Programa Diadema Legal. A administração ainda conta que, diante da nova queixa, os fiscais intensificarão as rondas no local. Segundo a Prefeitura, a equipe é responsável pela fiscalização diária da regras do Decreto Municipal de combate à covid-19, e do fechamento de comércios até 23h. A reclamação de barulho será encaminhada à Fiscalização Ambiental para que seja providenciada medição sonora.
Já a Polícia Militar informa que o policiamento ostensivo e preventivo é realizado por meio de planejamento estratégico e da análise dos índices criminais e do emprego do seu efetivo operacional por meio dos Programas de Policiamento de Rádiopatrulhamento, de Força Tática e Policiamento Comunitário. (Colaborou Gustavo Lima)