A Paraná Pesquisas divulgou na última segunda-feira (5/7) um levantamento eleitoral e de avaliação de governo envolvendo exclusivamente os eleitores de São Bernardo. Em um dos cenários para o Governo do Estado o nome do prefeito Orlando Morando (PSDB) lidera. Para presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a preferência da maioria. Morando segue com boa avaliação como prefeito, enquanto João Doria (PSDB) não conta com a simpatia do eleitorado no município.
No cenário em que Morando aparece como um possível nome para a disputa pelo comando do Palácio dos Bandeirantes, o levantamento aponta que 38,6% votariam no prefeito. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em segundo com 10,5%, Guilherme Boulos (PSOL) tem 9,8% da preferência, Fernando Haddad (PT) tem 9,5%, Márcio França (PSB) tem 9,1%, Arthur do Val (Patriota) tem 4,8% e Vinicius Poit (Novo) tem 0,9%. Votos brancos e nulos ou que não escolhem nenhum dos citados somam 12,2% e não sabem ou não responderam somam 4,7%.
Neste primeiro caso demonstrado, na lista apenas Orlando não é considerado como nome para a disputa ao Governo do Estado. O favorito dentro do PSDB é o vice-governador Rodrigo Garcia. Alckmin ainda tenta emplacar seu nome na legenda, porém, a tendência é que deixe o tucanato, fato que poderia retomar a chapa Alckmin/França, ou seja, mexeria em outro ponto desta lista.
No outro cenário apresentado com as inclusões dos nomes de José Luiz Datena (PSL) e Rodrigo Garcia, o jornalista lidera a disputa com 17,2%. Alckmin é o segundo com 16,3%, Boulos tem 11,8%, Haddad tem 11,3%, França tem 11,2%, Arthur tem 5,4%, Poit tem 1% e Garcia tem 0,9%. Brancos e nulos somam 18%, não sabem ou não responderam somam 7%.
Existe uma ponderação neste segundo cenário, Datena já indicou que pretende disputar a vaga de Senador. Alas do PSL defendem seu nome para a disputa para presidente da República.
Presidente
Na disputa presidencial, Lula lidera a preferência em São Bernardo com 32,6%. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em segundo com 26,1%. Apesar do petista seguir na frente, como a margem de erro é de 4% para mais ou para menos, ambos estão empatados. Ciro Gomes (PDT) aparece com 8,8%, mesmo percentual de João Doria. O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) conta com o apoio de 2,3% dos entrevistados. 15,2% votariam branco ou nulo e 6,2% não sabem ou não responderam,
Avaliação
Sobre a avaliação de Orlando Morando como prefeito, 60,5% avaliam como bom ou ótimo, 24,4% consideram regular e 12,9% como ruim ou péssimo. 2,3% não sabem ou não responderam. Sobre a aprovação, 74,6% aprovam a gestão, 20,1% desaprovam e 5,2% não responderam.
Em relação ao governo de João Doria, 40% consideram ruim ou péssimo, 30,6% consideram regular e 27,4% consideram ótimo ou bom. O mesmo levantamento aponta que 50,5% desaprovam a gestão do tucano, 43,4% aprovam (o que aponta um empate técnico) e 6,1% não sabem.
Sobre Bolsonaro, 53,3% consideram ruim ou péssimo, 26,9% consideram bom ou ótimo e 18% consideram regular. O estudo aponta que 59,7% desaprovam a gestão do presidente, 35% aprovam e 5,2% não responderam.