Morador completa 5 meses na fila de espera por endoscopia, em São Caetano

O morador de São Caetano, Franscico Vicente de Macena, aguarda há mais de cinco meses na fila para a realização de uma endoscopia no município. Macena também levou cerca de quatro meses para conseguir se consultar com um otorrinolaringologista na UBS (Unidade Básica de Saúde) Amélia Richard Locatelli e só foi chamado após publicação de reportagem do RD.

O munícipe, de 51 anos, relata que agendou sua endoscopia dia 22 de janeiro, entretanto, se encontra na fila de espera até o momento. “Está difícil, até agora não chamaram e estou sem fazer o exame, mesmo com urgência”, conta. Macena afirma que ainda aguarda o retorno por parte dos responsáveis. “Ficaram de ligar, mas até agora nada, então estou no aguardo”, enfatiza.

Newsletter RD

Procurada, a Prefeitura de São Caetano explica que a endoscopia é um exame que utiliza sedativos, dos quais foram mais utilizados durante o pico da pandemia, nas internações de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva). De modo que, somente exames indicados como prioridade pelos médicos, foram realizados nos últimos meses e os exames de rotina ficaram em espera.

A administração conta ainda que, em maio, um mutirão para zerar a fila foi iniciado e mais de 15 mil exames que estavam represados foram realizados. Após a denúncia do RD, a endoscopia de Francisco foi agendada para esta quinta-feira (24/6), às 10h, no Complexo Hospitalar.

O paciente voltou a contatar a equipe do RD, agradeceu a ajuda e reforçou o descontentamento com a situação da Saúde no município. “Acabaram de me ligar, assim resolvem rapidamente, sem a denúncia esperaria um ano”, lamenta. (Colaborou Gustavo Lima)

Errata: Na última quarta-feira (23/06) o RD veiculou a Clínica Manzini, em São Caetano, como prestadora do serviço de endoscopia para o paciente. No entanto, a clínica, situada no bairro Santa Paula, oferece atendimento nas áreas de odontologia e endocrinologia, e não efetua o exame de endoscopia, como informado anteriormente.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes