Na tarde desta sexta-feira (04/6), a SASC (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) reuniu servidores de diversos serviços de atendimento direto à população, para um bate-papo sobre como melhor acolher o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais), entre outros da comunidade LGBTQIA+. Com o tema “Acolhimento é Respeitar”, a formação espera multiplicar o respeito à diversidade sexual por todos os servidores municipais.
Zuleica Maria da Silva, assistente da SASC e responsável pela formação, explica que o objetivo é oferecer informações à equipe para que possam atender com qualidade essa população. “Uma abordagem adequada faz com que essas pessoas usufruam dos serviços que a Prefeitura oferece a todos os cidadãos”, explica.
Para Robson de Carvalho, servidor público e presidente da ONG Viva a Diversidade, esse tipo de espaço é de suma importância. “Muitos LGBT não acessam o serviço por medo de sofrerem preconceito. Ou, por já terem sofrido, desistem de freqüentar. Um atendimento mais respeitoso, acolhedor e humanizado pode mudar esse quadro”, destaca.
“A verdade é que o serviço público em geral ainda não está preparado para nos atender,” aponta Dejanira Benedita Moisés, também servidora e membro da ONG. “E com a população tendo dificuldade em acessar os serviços, o governo acaba fica sem o conhecimento de suas necessidades”, completa. Para Patty Ferreira, vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, só o fato de funcionários da Prefeitura estarem em um espaço, onde falam sobre isso, é muito importante. “O maior problema é não darmos voz à população LGBT… A diversidade está aí, dentro das pessoas, e não é uma opção. Precisamos lutar contra esse preconceito.”, afirma.
Coordenadoria LGBT
O próximo passo do governo em relação ao tema será a criação de uma Coordenadoria LGBT, que terá por objetivo agrupar todas as políticas municipais voltadas a esta população. A vice-prefeita garante que o tema já foi discutido com o prefeito, Filippi Júnior .