A Prefeitura de São Caetano entrou na Justiça com um pedido de reintegração de posse da sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no bairro Fundação. O local foi ocupado por ex-moradores do edifício Di Thiene que tiveram que deixar o prédio na última quarta-feira (2/6) após determinação judicial.

A ocupação ocorreu após a reintegração de posse feita no edifício. Cerca de 30 pessoas foram convidadas pela Prefeitura para ir ao equipamento público para atualizar o cadastro das famílias que ficaram sem moradia. O grupo foi até o local e o ocupou exigindo moradia.
A Guarda Civil Municipal (GCM) foi chamada até o local, houve uma negociação para que o CRAS fosse desocupado até às 16h, porém, não ocorreu. Em vídeo é possível ver a confusão entre os ocupantes e as forças de segurança, inclusive com a utilização de spray de pimenta.
A Polícia Militar e o Conselho Militar foram chamados, mas verificaram no início da noite que era de bom tom a retirada forçada do grupo, pois, entre as 30 pessoas estão crianças e idosos. Porém, a Prefeitura entende que pode ocorrer uma depredação do local e problemas com documentos de diversos munícipes atendidos no local.
Nesta quinta-feira (3/6), os conselheiros tutelares voltaram ao CRAS para tentar convencer as mães em deixar o local e se abrigar em outro lugar com suas crianças, mas a proposta não foi aceita. O fato acabou resultado na entrada na Justiça para a nova reintegração.
Confira abaixo o conteúdo completo da ação da Prefeitura: