Diadema lança PPA com participação popular por meio virtual

A Prefeitura de Diadema lança nesta terça-feira (5/5) o Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. O programa de planejamento do município contará com uma plataforma digital para a participação popular sobre os mais diversos temas. A secretária de Planejamento e Gestão Pública, Fatima Queiroz, explicou ao RDtv sobre o formato da ação e as formas de participação.

Site contará com toda a explicação sobre o PPA (Foto: Reprodução)

Por causa da pandemia do Covid-19 não haverá as audiências públicas presenciais que em outros anos chegavam a lotar auditórios e equipamentos públicos nos bairros. Mas a Prefeitura resolveu levar esse ambiente de debate para o mundo virtual a partir de um site que ficará aberto até o dia 7 de junho recebendo as demandas.

Newsletter RD

O site também será o ambiente que ligará o público nas audiências públicas virtuais que serão abertas para cada setor: Segmentos sociais; entidades assistenciais; usuários de equipamentos públicos; moradores de condomínios, núcleos e empreendimentos habitacionais; conselhos municipais; instituições de ensino; setores religiosos; juventude; e setores produtivos.

A base para a separação das áreas foi o programa de governo do prefeito José de Filippi Jr. (PT), apresentado durante as eleições do ano passado. Cada diretriz apontada pelos moradores será avaliada pela Prefeitura e as respostas serão divulgadas tanto individualmente quanto publicamente por meio da plataforma pela equipe do Poder Executivo.

Fatima Queiroz explicou ao RDtv sobre o formato da ação e as formas de participação

“Para nós essa questão da participação popular é um princípio. Nós não conseguimos pensar a gestão pública, administração e a construção de uma gestão transparente caso nãos e pense nesse compartilhamento com a sociedade, então para nós é sine qua non (extremamente importante) que todas as ações tenham como objetivo estabelecer esse diálogo”, disse a secretária.

Levando em conta que parte da população não conta com internet em casa, a Prefeitura montará tendas que passaram por todos os bairros, de segunda à sábado, para explicar aos moradores sobre o PPA e dar a oportunidade para todos possam participar com a ajuda dos funcionários públicos que terão tablets à disposição. A primeira tenda será montada no bairro Taboão, nesta quinta-feira (6/5).

O Plano Plurianual, após todo o processo de debate, será enviado para o Legislativo para que as propostas sejam avaliadas e por consequência ocorra a votação. A ideia da gestão é que o PPA ande em paralelo com os planos orçamentários dos próximos anos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes