Santo André celebra 468 anos com plano de flexibilizar comércio

Santo André completou 468 anos nesta quinta-feira (8 de abril) e, de acordo com o prefeito Paulo Serra, um dos principais motivos de celebração se dá pela redução dos índices da pandemia, que enfim começaram a desacelerar após pico de diagnósticos e óbitos na cidade. Com a baixa de casos e desocupação de leitos, Serra pretende, ainda em abril, flexibilizar o comércio e avançar o município para a Fase Laranja do Plano São Paulo.

Em entrevista ao RDtv, o prefeito explica que atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospitais públicos e privados da cidade está em 90%, índice que ainda preocupa, mas que está longe de um colapso. “Já registramos uma queda importante nos índices diante da situação que estávamos. Se chegarmos a 80% de ocupação e os diagnósticos diminuírem, não vamos esperar o Estado, ainda em abril vamos flexibilizar e avançar para a próxima fase do Plano São Paulo”, diz.

Newsletter RD

Caso o Governo do Estado interfira na decisão e vá contra a determinação municipal, Serra sustenta que a disputa deve se tornar jurídica, uma vez que os números apresentados pelo município serão correspondentes aos critérios do Plano. “Não vamos deixar de seguir o plano estadual, no entanto será dentro dos seus critérios, não conforme seus anúncios. Se verificarmos que a cidade pode avançar, não vamos deixar de fazer isso à espera do Estado”, enfatiza.

No mês de aniversário, a cidade completa 100 mil pessoas imunizadas desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, iniciada em fevereiro deste ano. “Gostaríamos que fossem as 700 mil, mas estamos completando as 100 mil, mediante as doses que recebemos do Governo Federal e das demais esferas. Somos uma cidade que se reinventou e que ainda se reinventa e, por isso, estamos à procura de mais e mais vacinas, em todas as frentes, para que possamos imunizar toda população o quanto antes”, diz.

Entre as tratativas, Serra declara que os acordos mais adiantados estão com a Sinofarm – laboratório chinês que produz a vacina Coronavac -, e a União Química, uma das maiores indústrias farmacêuticas especializadas no imunizante Sputnik V, com acordo firmado ao Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF). “São os laboratórios em que a conversa está mais adiantada”, declara o prefeito ao lembrar, ainda, que a cidade já aprovou fundo para compra de novos imunizantes.

Live solidária

Ainda para marcar o aniversário, a cidade realiza ao longo de abril, uma campanha especial de arrecadação de alimentos e materiais de higiene. A ação tem início neste sábado (10/4), às 20h, com apresentação do cantor Nando Reis, pela internet. A transmissão ao vivo poderá ser acompanha na página do Facebook da Prefeitura (www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre).

Além de Nando Reis, a live tem participação de estrelas andreenses, como Regiane Alves, Mauricio Manieri, Daniele Hypólito, Willian do Vôlei, Marcos da dupla Marcos e Belutti, entre outros.

Durante a programação, que será totalmente online, as doações, de qualquer valor, poderão ser feitas para o Fundo Social de Solidariedade, via Pix, por meio da chave e-mail doe@santoandre.sp.gov.br. A arrecadação tem como objetivo ajudar as famílias mais necessitadas.

“Esperamos chegar a pelo menos 100 mil participantes nessa live, que tem como principal objetivo ajudar as pessoas que mais precisam e que estão em situação de vulnerabilidade social na cidade. Os impactos da pandemia são sentidos até hoje e, por isso, precisamos ajudar, com o que pudermos”, enfatiza o prefeito.

Também é possível doar por meio de transferência para a conta do Fundo Social, no Banco do Brasil. A agência é 5688-x, conta 6900-0 e CNPJ 46.522.942/0001-30, no nome de Prefeitura de Santo André – Fundo Social de Solidariedade.

A iniciativa conta com a parceria da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e tem patrocínio da iniciativa privada, sem a utilização de recursos públicos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes