A saúde mental tem sido trabalhada com alunos do Colégio da Fundação Santo André, que retornaram ao ensino a distância, por conta da fase emergencial do Plano São Paulo. Em entrevista ao RDtv, Elenir Sarro, diretora do colégio, conta que nas aulas híbridas, os alunos já contavam com o apoio, mas que agora ganham reforço.
“Fazemos esse trabalho junto ao curso de psicologia, os professores estão conosco, e tivemos a presença de um professor de na aula inaugural, que foi reconhecida pelos pais e alunos, com elogios”, diz. “Ele (professor) entrou e conversou com a turma do 3º ano, que está prestes a ingressar no nível superior, para entender como está o psicológico dos alunos e trabalhar o leque de profissões. Ele conseguiu entrar nesse assunto de maneira muito clara”, comentou Elenir.
Mesmo com o retorno do ensino a distância, por conta do avanço da pandemia, a diretora garantiu que os alunos se adaptaram ao sistema, e apesar do retorno das aulas presenciais – que já havia acontecido -, o colégio continua a dar apoio aos estudantes que tem dificuldades na educação remota.
“Percebemos que os alunos estão participando das aulas online, o impacto maior foi no ano passado, quando tiveram que ficar em casa, hoje já não é mais novidade. Temos novos alunos que vieram com essa configuração de ensino, mas damos o apoio necessário para eles. Trabalhamos as competências socioemocionais, pois neste momento, mais do que nunca, é necessário”, explica.
O retorno das aulas no colégio ocorreu e fevereiro deste ano, e havia sido marcado pelo ensino híbrido e escalonamento dos alunos, o que reforçou os protocolos de segurança. “Montamos uma dinâmica e decidimos trabalhar em sistema de rodizio, dando todo o apoio necessário. Cumprimos com o Plano São Paulo, como manda o protocolo, de forma a preservar a vida dos professores e alunos”, completa.