
Em São Bernardo, moradores da Rua Ana Guilhermina, no bairro Parque São Diogo, aguardam a poda e a desinfestação de uma árvore que está infestada de cupins, localizada na altura do número 83, há mais de seis meses. Segundo os moradores, já foram enviados diversas reclamações em relação a árvore, mas nada é feito.
João Batista Santos, morador do bairro e tio de uma moradora que já teve sua casa danificada pela árvore, conta que além dos cupins, a árvore tem galhos que estão entrelaçados com os fios do poste de energia elétrica. “Tem um grande risco de ela cair, minha sobrinha já teve danos no telhado da casa dela por conta da árvore. Na última chuva que teve, foi necessária a troca de telhas porque os galhos invadiram”, conta.
Batista revela, ainda, que a Prefeitura de São Bernardo já foi no local, antes das eleições municipais, porém só podaram os galhos que não estavam prejudicando as casas. “Eles nem mexeram nos galhos que estão destruindo as casas. E desde então, eles não voltaram para podar o resto”, denuncia.
Segundo ele, além dos constantes danos causados pelos galhos e pelas chuvas, os cupins são um pesadelo para os moradores no verão. “No calor é um inferno, eles entram nos imóveis e destroem tudo de madeira que tem nas casas, além de destruírem mais ainda a árvore, deixando a situação mais precária”, expõe Batista.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que fiscais do Departamento de Parques e Jardins irão ao local mencionado para analisar o estado fitossanitário do exemplar arbóreo. Após a vistoria, o serviço será realizado em até no máximo 15 dias.