Mães pedem volta às aulas do ensino remoto em São Bernardo

Em São Bernardo, o não retorno das aulas na rede pública tem gerado polêmica entre as mães dos alunos, que se mobilizaram nas redes sociais para cobrarem um posicionamento da Prefeitura sobre o caso. O pedido é de que as aulas voltem, em formato remoto, até que seja possível o retorno das aulas presenciais com medidas de segurança, que foram adiadas para 15 de março, após avanço da pandemia na região.

Um abaixo-assinado foi criado na última sexta-feira (26/2) por Janaína Ventura, mãe de um estudante da Emeb Professora Nadia Aparecida Issa Pina, no bairro Nova Petrópolis, que após publicação em um grupo de mães no Facebook, recebeu apoio para a volta das aulas remotas. “Para mim deveria ter essa substituição, já que não há aula presencial na cidade. Conversando com outras mães percebemos que era uma o ideia de mais pessoas e agora já temos mais de 600 assinaturas em apoio”, comenta.

Newsletter RD

De acordo com Janaina, o filho não retornaria para as aulas presenciais por conta da asma, mas as aulas remotas em 2020 foram executadas de maneira eficiente. “Meu filho conseguiu evoluir bem, ele no começo do ano não sabia o nem alfabeto e em dezembro terminou o ano sabendo ler e escrever, vejo que progrediu muito”, enfatiza.

Para a moradora do Rudge Ramos, Pamela Reis, que tem três filhos na rede pública, um com 10 anos e outra com 7 anos na Emeb Professora Kazue Fuzinaka e a mais nova de 3 anos na Emeb Vital Brasil, o retorno das aulas remotas é essencial neste período para a convivência dos pequenos com demais pessoas, que está sendo afetada pelo isolamento social. “Meus filhos no ano passado contavam no relógio a hora para entrarem na aula e conversarem com os professores e amigos”, explica.

A mãe ainda salienta que entende que há alunos que não conseguiram acompanhar as aulas remotas em 2020, mas que para o momento, o retorno seria necessário para não haver mais defasagem na educação. “Sei que tiveram diversos problemas no ano passado, até mesmo de conexão, mas precisamos ter as aulas remotas para que a educação não fique tão defasada. Nossos filhos não tem aula e contato, estão perdidos”, completa.

Já para Cassiana Toledo, o filho de 7 anos, também estudante da Emeb Professora Kazue Fuzinaka, voltaria para as aulas presenciais se fosse possível, mas deixar os alunos sem nenhum meio de educação tem gerado preocupação das mães. “Se fosse com o cenário anterior eu mandaria o meu filho para a aula presencial com confiança nos protocolos e na escola, mas nesse esquema de rodízio até termos mais confiança”, explica.

Ainda que em 2020 as aulas tenham sido no esquema online, Cassiana diz que o filho se adaptou ao ensino. “No ano passado o meu filho estava em alfabetização e evoluiu muito. A princípio queremos as aulas remotas, não somos contra as aulas presenciais com protocolos de saúde, mas precisamos de algum conteúdo para as crianças terem o que fazer e estudarem”, completa.

Procurada, a Prefeitura de São Bernardo informa que a nova data para retorno das aulas, tanto as remotas quanto as presenciais, está sendo definida e deverá ser anunciada nesta terça-feira (2/3). A rede municipal de ensino está preparada para o retorno das aulas presenciais, tanto do ponto de vista pedagógico quanto estrutural, no entanto, as redes públicas e privada da cidade envolvem a movimentação de cerca de 220 mil pessoas, entre alunos, responsáveis e comunidade escolar, o que amplia os riscos de contaminação.

O abaixo-assinado está disponível no link: http://chng.it/S8wxsqvJNQ

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes