
Durante passeio no Parque da Juventude, no Jardim Ipanema, em Santo André, na última segunda-feira (18/1), por volta das 17h, uma moradora presenciou cenas de um homem praticando ato obsceno, com crianças presentes no local. A nutricionista Eunice Nascimento, 40, conta que ajudava uma mãe a procurar seu filho perdido, quando avistou o rapaz – que também havia se oferecido para procurar o menino – se masturbando.
Eunice afirma que a mãe do garoto perdido estava em estado de desespero, pois a criança possui deficiência intelectual e, ao pedir auxílio para um funcionário do parque, foi ignorada. “Vi a situação dessa mulher e ofereci ajuda para ir atrás do menino, ao mesmo tempo, um rapaz loiro, de bicicleta, também se ofereceu para ajudar. Então fomos”, diz.
O rapaz, segundo Eunice, era o mesmo que foi encontrado minutos depois se masturbando, com a genitália exposta, em um banco do parque. “Depois de perguntar para os frequentadores se alguém tinha visto o menino, observei o homem sentado durante o ato. Ele nem se quer se intimidou, tirou as mãos da calça e continuou com o pênis aparente”, explica.
Assustada, a nutricionista foi até o funcionário do parque denunciar o rapaz. “Contei para ele o que tinha acontecido e disse que achei estranho, pois esse rapaz disse que também procurava a criança desaparecida, mesmo sem conhecê-la. Mesmo assim o funcionário ignorou e disse que já ia fechar o parque, sem fazer ronda”, conta.
Após sair do parque, sem encontrar a criança e sem conseguir que o rapaz fosse detido, a frequentadora voltou para casa ainda muito assustada e tentou novamente denunciá-lo. “Saí horrorizada de lá. Fui embora tremendo. Cheguei e liguei para a polícia, mas me deixaram no telefone esperando por meia hora, até que desisti”, diz.
Sem notícias sobre o garoto desaparecido, a moradora relata que ficou preocupada e que não irá mais frequentar o parque, pois a falta de fiscalização coloca em risco em frequentadores. “Muito nojento. Eu fiquei em choque. Estava calor e tinha muita criança brincando no parque. Tentei fazer algo pelas crianças, pois não volto mais naquele parque nem meus familiares”, diz.
Questionada, a prefeitura de Santo André informa que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André realiza rondas preventivas no Parque Ana Brandão, com viaturas circulando pelo parque ou estacionadas em pontos estratégicos. “A GCM solicita aos munícipes que, ao se depararem com esse tipo de situação mencionada, se afastem do local e liguem imediatamente para o telefone 153, da Guarda Civil Municipal”.